Meu corpinho, cada parte tem um nome

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
CURSO DE PEDAGOGIA










Márcia Cristina dos Santos Cunha









Meu corpinho, cada parte tem um nome

Mácia Cristina dos Santos Cunha














Meu corpinho, cada parte tem um nome









RESUMO

A criança deve ser orientada a conhecer o próprio corpo, explorando as possibilidades de gestos erítmos corporais e utilizá-los em situações de interação.
é na Educação Infantil, que a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal.
















SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................5
2.OBJETIVOS....................................................................................................7
3. PÚBLICO ALVO.............................................................................................8
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.....................................................................9
5. DESCRIÇÃO DO PROJETO.........................................................................12
6. CONSIDERAÇÕESFINAIS..........................................................................14
ANEXOS...........................................................................................................15
BIBLIOGRAFIA................................................................................................16

































1. INTRODUÇÃO
Através da música cabeça,ombro, joelho e pé, trabalhar a psicomotricidade, pois o movimento é um suporte que ajuda a criança a adquirir o conhecimento de mundo que a rodeia através de seu corpo, de suas percepções e sensações. Orientar as crianças a identificar as partes do corpo, de forma recreativa, desenvolvendo segurança e confiança em suas capacidades motoras.
Como podemos perceber, o movimento é o meio de expressãofundamental das crianças na Educação Infantil, isto porque o espaço entre a emoção e ação é menor quanto mais jovem for à criança. Considerar todas as dimensões do movimento nos permite uma visão mais ampla para a preparação de atividades, projetos e conteúdos que melhor contemplem o movimento dentro das escolas de educação infantil. O RCNEI (1998), fala que o movimento é uma importante dimensãodo desenvolvimento e da cultura humana. Sabemos que as crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas; ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seucorpo e seu movimento.
A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas.
Tem desejo de estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar, podendoaprender, nas trocas sociais, com diferentes crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas. Para se desenvolver, portanto, as crianças precisam aprender com os outros, por meio dos vínculos que estabelece. Se as aprendizagens acontecem na interação com as outras pessoas, sejam elas adultos ou crianças, elas também dependem dos recursos de cada criança. Dentre osrecursos que as crianças utilizam, destacam-se a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal. A educação, hoje, está centrada na criança como individuo. Cada tipo de atividade, trás algo como contribuição para tal desenvolvimento, mas a ordem de prioridades para o ensino dessas diferentes atividades mudou consideravelmente. Deixamos de pensar no que o aluno...
tracking img