metódos de estrelização

1567 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO.

Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos) por um processo que utiliza agentes químicos ou físicos. A prática da esterilização visa a incapacidade de reprodução de todos os organismos presentes no material a ser esterilizado, causando a morte microbiana até que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor. A esterilização é importante, pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais. Na utilização da Microbiologia, o uso da esterilização de materiais e soluções é muito importante. Há vários tipos e formas de se esterilizar materiais, também se usa a técnica de assepsia, que são gestos e condições para manter ausente contaminantes no meio de atuação de pesquisa.

TIPOS DE ESTERILIZAÇÃO.

Esterilização por meios físicos.
Vapor saturado sob pressão.
Calor seco.
Radiação ionizante.
Radiação não ionizante.
Esterilização por meios químicos.
Formaldeído.
Glutaraldeído.
Óxido de etileno.
Peróxido de hidrogênio.
Ácido peracético.
Plasma de peróxido de hidrogênio.
Esterilização por vapor saturado sob pressão.

Vapor saturado sob pressão.

O processo de esterilização pelo vapor saturado sob pressão é o método mais utilizado e o de maior segurança. O vapor pode ser obtido em vários estados físicos, sendo as mais comuns:
Vapor saturado: é a camada mais próxima da superfície líquida, encontra-se no limiar do estado líquido e gasoso, podendo apresentar-se seca ou úmida.
Vapor úmido: é normalmente formado quando o vapor carrega a água que fica nas tubulações.
Vapor super aquecido: vapor saturado submetido à temperaturas mais elevadas.

Equipamentos Os equipamentos utilizados para este método de esterilização são as autoclaves. Elas podem ser divididas em dois tipos:
Autoclave gravitacional: o ar é removido por gravidade, assim

Relacionados

  • Resumo Hist ria da farm cia
    7272 palavras | 30 páginas
  • UMA HISTÓRIA CRÍTICA DO FOTOJORNALISMO OCIDENTAL
    109831 palavras | 440 páginas