METROLOGIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto










INTRODUÇÃO

A introdução é o texto inicial, que deve apresentar uma visão geral do trabalho, indicando a delimitação do tema, do assunto abordado, objetivos do trabalho e outros elementos que situam a temática abordada.



























METROLOGIA

A Metrologia é a ciência das medições, abrange todos os aspectos teóricos epráticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou eletrônicos (digitais), e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades detodos os povos, antigos e modernos. Garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípioséticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
A metrologia está dividida em três grandes áreas:
1) A Metrologia Científica, que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altosníveis de qualidade metrológica.
2) A Metrologia Industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
3) A Metrologia Legal, que, controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.

Calibração
Calibração é um conjunto de operações que estabelecem,sob condições especificadas, a relação entre valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.
A calibração dos instrumentos de medição é importantíssima para a garantia da qualidade da fabricação de um determinado produto. Ela assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vãoprejudicar a qualidade final do produto. e deve ser uma atividade normal de produção que proporciona uma série de vantagens, tais como:
a) Garante a rastreabilidade das medições
b) Permite a confiança nos resultados medidos
c) Reduz a variação das especificações técnicas dos produtos
d) Previne defeitos
e) Compatibiliza as medições

A frequência ideal de calibração de um instrumento demedição pode variar de acordo com o instrumento a ser calibrado e a frequência de utilização do mesmo. Por exemplo: Um instrumento pode ter uma frequência de calibração de 1 ano e ser usado raramente.
Outro instrumento que já é usado mais frequentemente deve ter uma frequência menor, por exemplo, 6 meses. Não é uma regra, existem diversos estudos para se saber a frequência ideal de calibração de uminstrumento, mas é sempre importante analisar aonde e como o instrumento é usado antes de se estipular um período.
Qualquer instrumento que tenha influência direta no resultado do seu produto final, não importando em qual etapa essa instrumento seja usado.




Calibração de paquímetros

RESOLUÇÃO 0,05 MM
A NBR 6393/1980 é a norma brasileira que regulamenta procedimentos, tolerâncias edemais condições para a calibração dos paquímetros.






Precisão de leitura
Na tabela a seguir, verificamos as tolerâncias admissíveis.
Tolerância admissível
Comprimento medido L1
Precisão de leitura ±
mm
μm
0
50
100
60
200
70
300
80
400
90
500
100
600
110
700
120
800
130
900
140
1000
150

Quando se trata de comprimentos...
tracking img