Metrologia - tolerancia dimensional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Tolerância Dimensional 4
Afastamento 4
Ajustes 5
Eixos e furos 5
Categorias de Montagem 5
Montagem Móvel e Ajuste Móvel Deslizante 6
Montagem Fixa 7
Montagem Incerta 7
Sistema de Tolerânciae Ajustes 8
Sistema de tolerância e ajustes ABNT / ISSO 8
Interpretação de tabelas de tolerâncias 8
Interpretação de tolerâncias 9

Tolerância Dimensional
Tolerância é a variação entre a dimensãomáxima e a dimensão mínima. Para obtê-la, calculamos a diferença entre uma e outra dimensão.
Exemplo:

Afastamento
Os afastamentos são os desvios aceitáveis das dimensões nominais, para mais ou menos,que permitem a execução da peça sem prejuízo para seu funcionamento e Intercambiabilidade.

Nessa representação, os valores dos afastamentos tem por finalidade facilitar a visualização do campo detolerância, que é o conjunto dos valores compreendidos entre o afastamento superior e o afastamento inferior, intervalo que vai dimensão mínima à dimensão máxima.

Ajustes
Qualquer dimensão efetivaentre os afastamentos superior e inferior, inclusive a dimensão máxima e a dimensão mínima, está dentro do campo de tolerância. As tolerâncias de peças que funcionam em conjunto dependem da função queestas peças vão exercer. Conforme a função, um tipo de ajuste é necessário.

Eixos e furos
Eixo é o nome genérico dado a qualquer peça, ou parte de peça, que funciona alojada em outra. Em geral, asuperfície externa de um eixo trabalha acoplada, isto é, unida a superfície interna de um furo.

Categorias de Montagem
As categorias de montagem dos elementos de um conjunto são classificadas segundoa possibilidade de movimento relativo entre as peças que o constituem. Segundo a necessidade de funcionamento dos componentes haverá conjuntos furo/eixo que tenham liberdade de movimento, outros comse deslocam longitudinalmente de forma deslizante e outros fixos sob pressão para garantir a união das peças.
a) Ajuste Móvel e móvel deslizante;
b) Ajuste fixo e
c) Ajuste incerto.

Montagem...
tracking img