Metrologia química-resumão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Internacional de Unidades - SI

BREVE HISTÓRIA

A necessidade de medir é muito antiga e remonta à origem das civilizações. Por longo tempo cada país, cada região, teve seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, entretanto, eram geralmente arbitrárias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, côvado.
Isso criavamuitos problemas para o comércio, porque as pessoas de uma região não estavam familiarizadas com o sistema de medir das outras regiões, e também porque os padrões adotados eram, muitas vezes, subjetivos. As quantidades eram expressas em unidades de medir pouco confiáveis, diferentes umas das outras e que não tinham correspondência entre si.
A necessidade de converter uma medida em outra era tãoimportante quanto a necessidade de converter uma moeda em outra. Na verdade, em muitos países, inclusive no Brasil dos tempos do Império, a instituição que cuidava da moeda também cuidava do sistema de medidas.


O Sistema Métrico Decimal
Em 1789, numa tentativa de resolver esse problema, o Governo Republicano Francês pediu à Academia de Ciência da França que criasse um sistema de medidas baseadonuma "constante natural", ou seja, não arbitrária. Assim foi criado o Sistema Métrico Decimal, constituído inicialmente de três unidades básicas: o metro, que deu nome ao sistema, o litro e o quilograma. (posteriormente, esse sistema seria substituído pelo Sistema Internacional de Unidades - SI)
M E T R O
Dentro do Sistema Métrico Decimal, a unidade de medir a grandeza comprimento foidenominada metro e definida como "a décima milionésima parte da quarta parte do meridiano terrestre" (dividiu-se o comprimento do meridiano por 40.000.000). Para materializar o metro, construiu-se uma barra de platina de secção retangular, com 25,3mm de espessura e com 1m de comprimento de lado a lado.
Essa medida materializada, datada de 1799, conhecida como o "metro do arquivo" não é mais utilizada comopadrão internacional desde a nova definição do metro feita em 1983 pela 17ª Conferência Geral de Pesos e Medidas.

L I T R O
A unidade de medir a grandeza volume, no Sistema Métrico Decimal, foi chamada de litro e definida como "o volume de um decímetro cúbico".
O litro permanece como uma das unidades em uso com o SI, entretanto recomenda-se a utilização da nova unidade de volume definidacomo o metro cúbico.
Q U I L O G R A M A
Definido para medir a grandeza massa, o quilograma passou a ser a "massa de um decímetro cúbico de água na temperatura de maior massa específica, ou seja, a 4,44ºC". Para materializá-lo foi construído um cilindro de platina iridiada, com diâmetro e altura iguais a 39 milímetros.

Muitos países adotaram o sistema métrico, inclusive o Brasil, aderindo àConvenção do Metro. Entretanto, apesar das qualidades inegáveis do Sistema Métrico Decimal - simplicidade, coerência e harmonia - não foi possível torná-lo universal. Além disso, o desenvolvimento científico e tecnológico passou a exigir medições cada vez mais precisas e diversificadas. Em 1960, o Sistema Métrico Decimal foi substituído pelo Sistema Internacional de Unidades - SI mais complexo esofisticado que o anterior.


Fotos comentadas:


Departamento Internacional de Pesos e Medidas
Protótipo Internacional do Metro de 1889 (1ª CGPM) a 1960, quando a definição da unidade metro foi alterada, e desde então pode ser reproduzido em laboratório; desde 1983 o metro é obtido por meio de um equipamento que utiliza um laser estabilizado.
foto de outubro de 1971 - arquivo / IPEM-SPDepartamento Internacional de Pesos e Medidas
Protótipo Internacional do Quilograma, padrão de referência mundial desde o século IXX - cilindro maciço de platina iridiada com 39mm de altura e 39mm de diâmetro.
foto de outubro de 1971 - arquivo / IPEM-SP


O Sistema Internacional de Unidades - SI
O Sistema Internacional de Unidades - SI foi sancionado em 1960 pela Conferência...
tracking img