Metrologia dimensional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metrologia Dimensional
2012
Flávio Teixeira
CENFIM-ARCOS VALDVEZ
09-07-2012

Introdução
A metrologia tem início por alguns definido por volta do século XVI, mas é já no século XVIII após a revolução francesa que se dá a criação do sistema métrico, sendo mais tarde criado em frança um comité de pesos e medidas de onde nasceu o metro e já em 1960 foi criado o primeiro sistema internacionalde unidades para que fosse possível maior interação comercial.
A metrologia dimensional é uma ciência dedicada ao estudo da medição, no seu aspeto prático, mas também na sua vertente teórica, assim sendo é a metrologia que se dedica criação e desenvolvimento de padrões, bem como seu aperfeiçoamento e implantação, é também responsável pela criação dos aparelhos, por vezes também estes sãoconsiderados um padrão. Tendo por objetivo a otimização dos processos de medição, o rigor das medições, o aumento da qualidade dos produtos na fabricação.

Índice

Introdução
Sistema internacional de unidade
Sistema internacional e sistema prático oficinal
Erros de leitura
Incerteza e valores prováveis da medição
Aparelhos de medição
Leitura de cotas toleranciadas
Simulação devalidação da medição
Conclusão

Sistema internacional de unidades
Hoje em dia o ideal seria um único sistema de unidades no mundo inteiro que por todos fosse aceite e entendido.
Na realidade muito já foi feito e o sistema internacional é hoje em dia o maior sistema de unidades reconhecido, assim se tornou pela coerência demonstrada nas atividades técnicas e de negócio existentes. Foi um sistema criadoem 1960 pela conferência de pesos e medidas, sendo este uma derivação do sistema métrico regido a partir de sete unidades fundamentais de onde se criaram derivações e com uma conveniência de base 10.
É um sistema que procura uniformizar e facilitar medições através da criação de padrões e de sistematização de unidades de medida.
As sete unidades são as seguintes

NomeSímbolo Grandeza
Ampere a corrente elétrica
Candela cd intensidade luminosa
Kelvin k temperatura termodinâmica
Metro m comprimento
Mol mol quantidade de matéria
Segundo s tempo
Quilograma kg massa

Sistema internacional de unidades e sistema pratico oficinal

O sistema internacional de unidades como sabemos é composto por 7unidades fundamentais base das quais derivam muitas outras como o caso da velocidade por exemplo que é em metros/segundo, podendo até termos equivalências noutros sistemas de unidades e é um sistema internacional porque é reconhecido em todo mundo.
No entanto muitas vezes á necessidade de nos adaptarmos e dai surgir o sistema prático oficinal que na verdade não é mais utilizar que as unidadesfundamentais nas suas variadas subdivisões:
Enquanto no sistema internacional utilizamos por exemplo o metro, nas oficinas é normal utilizar os milímetros e as centésimas de milímetro ou mesmo os centímetros, é também exemplo o caso da pressão que normalmente bem em pascais e nas oficinas é muito mais comum usar os bares por ser muito mais percetível do que o pascal

Erros
Os erros de mediçãopodem ter varias origens, para se medir é necessário ter um instrumento de medida, um padrão, um operador, a grandeza a medir, um método e ainda ter em conta as condições ambientais em que efetuamos a medição.
Logo devemos ter em atenção sempre que medimos em relação há grandeza os seguintes passos/pontos.
- Limpar sempre as superfícies a medir/ peças para que não haja poeiras, óleos ou outrassujidades.
-Não medir as peças que devido ao processo de fabrico ainda estejam quentes pois nesta situação com a dilatação dos materiais poderemos ser induzidos em erro.
-Se for caso disso ter em atenção a temperatura recomendada para que seja efetuada medição.
-Usar aparelho de medida calibrado e adequado para a medição que vamos efetuar.
-Medir sempre que nos seja possível diretamente...
tracking img