Metro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Metrô e sua expansão na cidade São Paulo.


Anna Carolina Del Vecchio de Jesus
Derick Rivas Troia
Kaue Andrade do Nascimento
Thiago Mendes dos Santos
André Luiz Sansone Piemonte
Julio Almeida Prado de Oliveira
Rodrigo Luciano Brambilla

Universidade Anhembi Morumbi, Design de Games, Brasil



Resumo

O objeto de estudo abordado neste artigo trata da trajetória do Metropolitanona cidade de São Paulo, desde a sua criação com base nos pré-projetos e em seus projetos iniciados a partir de 1968 até a sua data de implantação para o meio de transporte coletivo em 1974, em sua inauguração e como sendo o meio de transporte mais usado. É abordada também, a sua intenção e necessidade de criação para a cidade São Paulo com as suas necessidades atuais e como vem trazendo para apopulação referências históricas sobre a sua construção e sua modificação ao longo dos anos; dos seus seguintes projetos para o seu crescimento, da implantação de novas estações, novas linhas, rejeições e aceitações para o seguimento de suas obras, das tecnologias que foram com o passar do tempo, implantados e modernizados para a sua melhoria onde nos encontramos atualmente. As medidas e cuidadoscorretos a serem tomados, quanto às obras, para a proteção ambiental, onde que, não se procura causar impactos ambientais negativos. Registros foram contabilizados e colocados em estatísticas pelo Metrô, uma avaliação dos serviços e pesquisa de imagem do transporte público na região foi realizada, conceitos de equipamentos e sistemas para manutenção, segurança, atendimento ao público,acessibilidade, recursos para a expansão e um pequeno histórico em etapas do Metrô a partir 1968. E por fim, como foi o impacto da implantação do Metrô, da influência na cidade de São Paulo em 1968 e como está essa influência atualmente.

Palavras-chaves: Metrô, meio de transporte, cidade de São Paulo, construção, recursos.

Contato com os autores:

andre_inst_sos@yahoo.com.br
kaueka@hotmail.comninha_hc@hotmail.com
rodriggol@hotmail.com
derick.troia@hotmail.com
thiago_mendes46@hotmail.com
unitedkids69@hotmail.com

1. Introdução

Desde pequenos somos apresentados a vários tipos de meio de locomoção como: carro, ônibus, Metrô, trem, avião, e assim por diante, apesar de não termos nenhum conhecimento sobre nenhum deles. Este artigo tem como objetivo mostrar como é o funcionamento do Metrôna cidade de São Paulo e seu desenvolvimento para a sociedade. Assim conseguindo abranger vários tipos de conhecimentos de um dos meios de transporte mais usado na cidade de São Paulo. Ao longo do artigo, serão apresentadas as idéias do pré-projeto do Metrô da cidade de São Paulo. Assim mostrando o porquê desse meio de transporte ser planejado e construído na cidade de São Paulo. Abrangendo com opassar do tempo suas modificações na tecnologia e em sua fase de desenvolvimento de estações/linhas.

2. Pré-projeto do Metrô na cidade de São Paulo.

Um pré-estudo foi realizado para a construção do Metrô na cidade de São Paulo assim mostrando a importância do estudo para a sociedade:

Na primeira parte do presente trabalho, para caracterizar e compreender os problemas de tráfego quesurgiram na metrópole de São Paulo, ao ultrapassar a cifra de 6 milhões de habitantes foram realizados estudos detalhados de urbanismo sócio-econômicos e de técnico de trafego. [HOCHTIEF-MONTREA-DECONSULT – HMD, Metrô, 1968]

Inicialmente verificamos que o pré-projeto do Metrô foi realizado pelo crescimento muito grande da população na cidade de São Paulo. No entanto, para se começar opré-projeto, teve algumas restrições para se analisar, tendo as seguintes principais pesquisas como: mapeamento da cidade para saber qual seria o melhor lugar para se construir o Metrô, e analisando quais pontos da cidade de São Paulo tinham grande fluxo de pessoas utilizando carros e ônibus, assim implantando o Metrô na parte da cidade que teria mais congestionamento, fazendo com que depois que o Metrô...
tracking img