Metro ethernet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é apresentar, de forma sintetizada, a tecnologia Metro Ethernet, suas vantagens técnicas e estudos desde a criação do padrão Ethernet e sua evolução, até a implementação do Metro Ethernet sob a infra-estrutura de redes metropolitanas para sua utilização nas redes metropolitanas.

1 – Introdução
A versatilidade e escalabilidade do padrão Ethernetsimplificam e reduzem os custos de manutenção e operação da rede, além de possibilitarem o desenvolvimento de novos serviços e produtos por parte dos fabricantes e operadoras. A tecnologia Metro Ethernet tem como base o protoco- lo Ethernet, amplamente consolidado nas redes atuais. Esse artigo trará os principais aspectos dos conceitos de Metro Ethernet e dos serviços envolvidos nessa tecnolo-gia(Serviços Metro Ethernet)

2 – Ethernet

3 – Metro Ethernet
 
Redes Metro Ethernet têm inúmeras vantagens tanto provedores quanto para clientes em matéria de custos e qualidade. Produtos e equipamentos Metro Ethernet vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. A Cisco, por exemplo, tem dedicado uma grande atenção para essa tecnologia. Por meio de um padrão bem estruturado e estudado, a
MetroEthernet consegue integrar-se perfeitamente às redes das operadoras já instaladas, além de obviamente trabalhar em perfeita harmonia com novos padrões, como Gigabit Ethernet. Com grande aceitação da tecnologia pelo mercado, dificilmente Metro Ethernet não será um padrão de enorme sucesso e grande base de redes instaladas.

Por que Ethernet?
Metro Ethernet é um modo de utilizar redes ethernet emáreas metropolitanas é geograficamente distribuída. Esse conceito surgiu, pois, de acordo com alguns estudos, o tráfego de dados estaria superando o tráfego de voz nas redes metropolitanas, portanto seria mais interessante utilizar uma infraestrutura de transmissão de dados em vez de uma estrutura do tipo TDM (Time Division Multiplexing), criada para a transmissão de voz.A escolha da rede Ethernetcomo infraestrutura para o transporte do tráfego de dados foi devido ao seu baixo custo, flexibilidade e facilidade de manutenção e operação
Como é o serviço Metro Ethernet?
O esquema básico do serviço Metro Ethernet é ilustrado abaixo. O provedor da MEN(Metro Ethernet Network) fornece o serviço Metro Ethernet aos seus clientes. A ponta do cliente (CE) é conectada à MEN por meio da interface derede do usuário (UNI). Isso ocorre por meio de uma interface Ethernet comum, operando a 10Mbps, 100Mbps, ou1000Mbps.Sob a perspectiva do provedor da MEN, os serviços podem ser oferecido em diversas tecnologias e protocolos, como SONET, WDM, MPLS, FRAME RELAY etc. Mas sob a perspectiva do assinante, a conexão é sempre feita por meio de uma interface Ethernet comum.

O que é uma conexão virtualEthernet?
Uma EVC (Conexão Virtual Ethernet) consiste na associação de uma ou mais interfaces de rede do usuário (UNIs). As EVCs têm como funções principais o estabelecimento de uma conexão(ponto a ponto ou multiponto), Transferindo quadros Ethernet entre elas e garantindo que não haverá comunicação entre sites que não façam parte de uma EVC (similar a segurança e privacidade oferecida pelos PVCsFrame Relay). Um quadro Ethernet não deve nunca retornar à interface que o originou, e não deve ser alterado no caminho entre a sua origem até o seu destino. O MEF (Metro Ethernet Forum) define dois tipos de serviços:

Ethernet Line e Ethernet LAN:

Ethernet Line

O serviço Ethernet Line ou linha Ethernet, corresponde a comunicação ponto a ponto entre duas UNIs.

Uma mesma UNI pode serassociada a mais de uma E-Line simultaneamente, do mesmo modo que vários PVCs podem ser associados a uma mesma interface física em uma rede Frame-Relay.

Ethernet LAN

O serviço Ethernet Lan oferece conectividade multiponto entre duas ou mais UNIs. Quadros transmitidos podem ser recebidos por duas ou mais outras UNIs. Sob a perspectiva do assinante a MEN assemelha-se a uma LAN. Quando uma nova...
tracking img