Metrô

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O metropolitano, também chamado de metrô e conhecido em outros países como subway,underground, U-Bahn ou T-bana, é um meio de transporte urbano que circula sobre trilhos (carris), transportando passageiros.
Em todo o mundo existem cerca de 140 redes de metrôs, as quais se distinguem entre si, devido às condições do terreno e as metas de cada projeto. Alguns destes sistemasestagnaram o crescimento logo após a inauguração, enquanto que outros mantiveram um crescimento regular ao longo do tempo.

2 A HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS METRÔS NO MUNDO E NO BRASIL

2.1 HISTÓRICO DO METRÔ NO MUNDO

A história do metropolitano ou do metro começa, na opinião de muitos, com a abertura, em 1863, da Metropolitan Railway, atualmente integrada na rede dometropolitano de Londres. Em 1890, a City & South London Railway ultrapassou o problema causado pelo fumo, eletrificando os túneis.
A primeira linha de metropolitano foi inaugurada em 1863 em Londres, tinha como função principal transportar o maior número de pessoas, para que, dessa forma, acabasse com os problemas de trânsito da cidade. Os comboios a vapor (trens a vapor) circulavam dentro de túneis quepercorriam o subsolo da capital inglesa. Apesar da grande novidade gerada pela apresentação deste novo meio de transporte urbano, os passageiros deixaram rapidamente de utilizá-lo pelo mal-estar criado pelo fumo vindo da locomotiva. Porém, em 1890, as linhas passaram a ser eletrificadas e foram propostas adaptações dos túneis a sistemas de tubo pneumático (renovação de ar por efeito de êmbolo)solução que se mostrou bastante eficaz e rapidamente conduziu à inauguração de diversas linhas de metropolitano pelo mundo, nomeadamente em Budapeste, Boston, Paris, Berlim e Chicago.

Ilustração 01 – Antigo Metrô de Budapeste

Num curto período de tempo, muitas outras cidades construíram as suas redes, desenvolvendo ao mesmo tempo técnicas de construção de túneis, conforto das carruagens, entreoutras. Os sistemas de metropolitano situam-se normalmente em grandes áreas metropolitanas e transportam elevado número de pessoas. A extensão das redes de metropolitano varia muito de cidade para cidade e também das infraestruturas associadas a elas. Em cidades de maiores dimensões a rede pode até ultrapassar os limites da cidade, estendendo-se a municípios ou regiões vizinhas.
É comum estesestarem associados a outras redes de transporte tais como autocarros (ônibus), elétricos (bondes) e/ou comboios (trens), entre muitos outros. Existem muitas estratégias para gerir os transportes de uma cidade, em muitos casos, os vários meios de transporte estão coordenados para não existir um excesso de serviços, isto é, por exemplo, haver uma linha de comboio a fazer o mesmo percurso que uma linhade metropolitano. Nessa medida, normalmente, as empresas que gerem os vários transportes públicos têm acordos que permitem uma cooperação entre si evitando o desnecessário excesso. Um bom exemplo dessa cooperação é o metropolitano de Oslo; no centro da cidade os elétricos transportam os passageiros. Essas linhas vão juntar-se depois com várias linhas de metropolitano que levam à periferia deOslo.

Ilustração 02 –Monotrilho

Ilustração 03 – Metropolitano de Oslo

Atualmente, as carruagens são muito confortáveis e todas automatizadas; as estações são modernas e nelas decorrem exposições de arte, entre outros eventos, alheios à principal função da estação; os túneis são escavados a alta velocidade, potenciando a expansão rápida das redes de metropolitano.
O metropolitano, tambémchamado de metro (português europeu) ou metrô (português brasileiro) e conhecido em outros países como subway, underground, U-Bahn ou T-bana, é um meio de transporte urbano que circula sobre trilhos (carris), transportando passageiros.
Em todo o mundo existem cerca de 140 redes de metropolitano, as quais se distinguem entre si, devido às condições do terreno e as metas de cada projeto. Alguns...
tracking img