Metrópole sustentável? nao é uma questao urbana

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2011
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA
SUZY TAYRINE DA SILVA NEVES

METRÓPOLE SUSTENTÁVEL? não é uma questão urbana.

BELÉM-PA
2011
SUZY TAYRINE DA SILVA NEVES

METRÓPOLE SUSTENTÁVEL? não é uma questão urbana.

Trabalho de Pesquisa e sua Estrutura, orientado pelo MS. Roberto França como pré-requisitos para o andamento do Curso de Licenciatura em letras.

BELÉM-PA
2011
FERREIRA, Y.N.Metrópole sustentável? Não é uma questão urbana. Disponível no site < http://www.scielo.br/scielo.ph>. Acesso em: 20 ago. 2011.
Yoshiya Nakagawara Ferreira é professora de pós-graduação em meio ambiente e desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina. O artigo Metrópole Sustentável? Não é uma questão urbana, foi publicado no dia 18 de fevereiro de 2011, no siteA Scientific Electronic Library Online - Scielo (biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros).
A autora, em seu artigo, mostra os problemas sócio-ambientais do mundo contemporâneo a partir de uma abordagem antropológica. Demonstrando que os problemas das metrópoles, na atualidade, possuem alcance multidimensional e exige um comportamento éticoresponsável dos cidadãos, afim de que seja assegurada qualidade de vida às gerações futuras. O relato aborda a questão do desenvolvimento sustentável das metrópoles, de forma simples e objetiva, de modo a permitir o entendimento de todos.
Vivemos em um mundo, indiscutivelmente, globalizado, produto da expansão planetária do sistema capitalista, que, por meio das novas tecnologias da informação,possibilitou a conexão de pessoas de diferentes identidades culturais. Nesse sentido, compreender uma metrópole não é tarefa fácil, ainda mais com as constantes mudanças em seu ambiente sócio-político.
No caso do território brasileiro, segundo a autora, ocorreram grandes transformações, "quase 30 milhões de pessoas deixaram o campo entre 1960 à 1980, acelerando o processo de urbanização, inchandometrópoles e cidades de tamanho médio entre 100 a 500 mil habitantes".
A oferta de empregos, tanto nas indústrias como nos setores de serviços, foi insuficiente, o que transformou a metrópole em uma grande receptora de mão de obra sem ter capacidade efetiva de absorvê-la. Por outro lado, a ação do poder público mostrou-se ineficaz para apresentar alternativas, por meio de políticas públicas, aosproblemas sociais gerados por esse fluxo migratório. Com isso, surgiram condições insalubres de trabalho e moradia, além de precários serviços públicos, aprofundando a exclusão social nas cidades. Soma-se a isso a permanente perda de identidade do homem recém-migrado, que, paulatinamente, abdica de suas raízes culturais, para se adequar ao modo de vida da "urbes", quase sempre caótico emonocromático. "O lugar, tão importante para a experiência humana, torna-se apenas uma estratégia para viver o hoje, nunca o amanhã" [Yoshiya Ferreira]. Esses conflitos levam estudiosos e governantes a perseguirem estratégias, nem sempre com resultados satisfatórios, para entendimento e ordenamento das metrópoles.
Amazônia necessita de uma análise a parte, pois trata-se da maior floresta tropical,detentora de um rico acervo cultural e ambiental. Possui uma diversidade cultural fantástica, infelizmente, bastante violentada por desmatamentos, queimadas e outros usos predatórios da floresta. É um absurdo que um patrimônio brasileiro de interesse mundial seja alvo da ganância de exploradores que não possuem nenhum compromisso com a coletividade.
Outro gravíssimo problema enfrentado pelas grandescidades é o da insegurança. Já não se pode mais sair de casa com a certeza de voltar com vida. Vive-se com medo permanente, cada vez mais o homem se isola do convívio social.
Para fundamentar sua linha de pensamento a autora se utiliza de outros teóricos, como o filósofo e ecólogo Pelizzoli (1999), que preconiza que o conceito-chave para a superação está no desenvolvimento sustentável. Além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metrópole Sustentavel
  • Metrópole Sustentável
  • Ser ou não ser sustentável, eis a questão
  • Metropole sustentavel
  • metrópole sustentável.
  • Metrópole sustentável
  • Questão urbana!!
  • E A Questao Urbana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!