Método das Ciências Sociais
Procuram garantir ao pesquisador a objetividade necessária ao tratamento dos fatos sociais, oferecendo soluções para os problemas epistemológicos da investigação científica, são três os métodos gerais mais adotados nasciências humanas: o hipotético-dedutivo, o dialético e o fenomológico.
Método Hipotético-Dedutivo: Tentativa de superação das limitações dos dois métodos clássicos: o dedutivo e o indutivo.
Neste método, o dedutivo faz parte-se do geral para oparticular, partindo de princípios tidos como verdades absolutas para a obtenção de soluções puramente formais, o modelo do raciocínio dedutivo é o que traz a dedução formal, postando duas preposições, para um resultado final, que, a partir de duasproposições chamadas premissas, retira uma terceira, dando uma conclusão final.
No indutivo parte-se do particular para o geral, essa generalização deve ser constatada a partir da observação de um número de casos concretos suficientemente confirmadoresda suposta realidade, a partir das experiências e a sabedoria adquirida por percepções, passou a ser visto como o método por excelência das ciências naturais, com o advento do positivismo, sua importância foi reforçada e passou a ser proposto tambémcomo método de investigação nas ciências humanas, esta dedução apresenta, de forma diferente, a mesma coisa e, que depende de verdades absolutas.
No método hipotético-dedutivo, os cientistas, através de uma combinação de observação cuidadosa, hábeisantecipações e intuição científica, alcança um conjunto de postulados que governam os fenômenos pelos quais está interessado; daí deduzindo as conseqüências observáveis; e verificando essas conseqüências por meio de experimentação, refutando ousubstituindo os postulados, quando necessário, por outros e assim prosseguindo, com este método goza de notável aceitação, sobretudo nas ciências naturais, nos círculos neopositivistas chega mesmo a ser considerado como o único método [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Metodos e tecnicas do serviço social. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metodos-e-Tecnicas-Do-Servi%C3%A7o-Social/522853.html

MLA

"Metodos e tecnicas do serviço social" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metodos-e-Tecnicas-Do-Servi%C3%A7o-Social/522853.html>.

MLA 7

"Metodos e tecnicas do serviço social." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metodos-e-Tecnicas-Do-Servi%C3%A7o-Social/522853.html>.

CHICAGO

"Metodos e tecnicas do serviço social." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metodos-e-Tecnicas-Do-Servi%C3%A7o-Social/522853.html.