metodos trabalho acadeico

1105 palavras 5 páginas
263

ARTIGO
________________________________________________________
Análise morfo-funcional de praticantes de brazilian jiu-jitsu e estudo da temporalidade e da quantificação das ações motoras na modalidade

Fabricio Boscolo Del Vecchio

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas
Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas

Stefania Bianchi

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Sérgio Masashi Hirata

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas

Mara Patrícia Trainá Chacon-Mikahil

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Resumo
A presente comunicação busca sintetizar recentes achados em nosso meio, quanto ao Brazilian Jiu Jitsu (BJJ) a partir de duas perspectivas: (1) quantificar parâmetros antropométricos, físicos e fisiológicos de grupo de lutadores; (2) registrar as variáveis: tempo de luta no solo (TLS), tempo de luta em pé (TLP), tempo de recuperação (TR) e ações motoras entre vencedores e perdedores da Copa do Mundo de 2005 de BJJ. Para as avaliações contou-se com sete lutadores, experientes e atuantes com títulos atuais. Para a temporalidade e quantificação de ações motoras, a amostra é composta por 33 lutas da Copa do Mundo de 2005, de BJJ. Observa-se percentual de gordura corporal baixo com componente mesomórfico predominante. No teste de Wingate, o valor de pico foi de 10,15 W/kg.
Quanto à [LAC], valor pré-esforço de 2,3 mMol, e de 11,30 mMol, dois minutos após o combate. Já a freqüência cardíaca, teve valor pré-luta de 73 bpm, com valores médios de combate de 184 bpm. Quanto à temporalidade, o tempo médio de TLP é de 25,44 segundos, ao passo que o TLS tem 145,67 e TR, 13,06. Somando-se os componentes TLP e TLS, atinge-se cifra de 170 segundos, aproximadamente, valor mais de dez vezes superior ao TR. Indicase que os atletas de BJJ necessitam de alta força isométrica e componente aeróbio destacado para manutenção do combate.

Relacionados