Metodos quantitativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Básicos
ESTATÍSTICA
1) Como você poderia definir com suas palavras o objetivo da estatística?
É uma analise de qualquer fenômeno que possa ser expresso numericamente e também extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam
2) Apresente três exemplos de informações estatísticas aplicadas a sua área
3) Para um banco de dadosmuito grande, como é possível facilitar o entendimento das informações?
Construção de tabelas e gráficas que venha facilitar a compreensão das informações.
DIVISÕES DA ESTATÍSTICA
4) Quais as divisões da estatística? Explique?
INDUTIVA – É a inferência estatística que permite a analise e a interpretação dos dados através de estimas de parâmetros do inverso. Cuida da analise e interpretação.DESCRITA – Se preocupa com a coleta de dados, organização e representação.
PROBABILIDADE – Instrumento que permite ao estatístico estudar os experimentos aleatórios, ou seja, estudar os experimentos cujos resultados são incertos, mas o conjunto de possibilidade seja conhecido.
POPULAÇÃO E AMOSTRA
5) Apresente três exemplos de população.
Os usuários de um plano de saúde
Os membros de umaequipe de futebol
Os funcionários de uma empresa
6) Apresente três exemplos de amostra.
Empresas brasileiras de capital aberto
Valor de carro
Alunos de Administração
7) Você consegue identificar alguma vantagem de se trabalhar com amostras?
A vantagem é quando se torna impossível levantar todos os dados de uma população, coletou parte dessa informação podendo assim representar parte dosdados da população.

8) Considere a seguinte classificação de grupos de população de crianças e responde o que se pede:
(I) Crianças obesas;
(II) Crianças obesas com deficiência visual;
Perguntas:
a) Estes grupos também representam populações? Por que razão?
Sim. Por que apresentam características próprias
b) Um grupo com algumas crianças é também uma população? Justifique.b) Sim. Uma coleção de unidades individuais que podem ser pessoas ou resultados dos experimentos, com um ou mais características comuns que se pretendem estudar.
c) A variável que definiu os grupos na população é de que tipo? Justique.
Qualitativa Nominal – não existe ordenação dentro categoria.

TRABALHO
9) Apresente uma notícia retirada de um jornal com algum estudo estatísticorealizado. Explique com suas palavras o seu entendimento sobre os objetivos do estudo. Estes objetivos foram atingidos? Explique.
O número de evangélicos no Brasil aumentou 61,45% em 10 anos, segundo dados do Censo Demográfico divulgado nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos, ou 15,4% da população. Em2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros. Em 1991, o percentual de evangélicos era de 9% e, em 1980, de 6,6%. O objetivo desse estudo é caracterizar o público evangélico na comparação com os demais grupos religiosos, tentando captar eventuais diferenças entre os diversos segmentos.
Sim, porque podem ser analisadas três interpretações:
* Em primeiro lugar, existe umainterpretação segundo a qual os evangélicos estariam associados a condições econômicas e sociais bastante adversas. A opção pelo evangelismo seria, portanto, característica de segmentos sociais desprovidos de recursos financeiros.
* Segunda busca captar seu padrão de comportamento político.
* Por fim, há o tópico dos determinantes do voto. A filiação evangélica, de acordo com alguns trabalhos, gerarialealdades políticas automáticas, no sentido do privilegiamento de candidaturas de nomes ligados ao evangelismo.
10) Apresente um estudo estatístico realizado em grupos, comunidades, etc. das redes sociais. Explique com suas palavras o seu entendimento sobre os objetivos do estudo. Estes objetivos foram atingidos? Explique.
No Brasil, 90% dos 73 milhões de pessoas que têm acesso à...
tracking img