Metodos quantitativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1797 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gráficos de Controles

São gráficos para examinar se o processo está ou não sob controle.
Sintetiza um amplo conjunto de dados, usando métodos estatísticos para observar as mudanças dentro do processo, baseado em dados de amostragem.
Pode nos informar em determinado tempo como o processo está se comportando, se ele está dentro dos limites preestabelecidos, sinalizando assim a necessidade deprocurar a causa da variação, mas não nos mostrando como eliminá-la.

Processo sob Controle – O controle de fabricação é exercido pelo produtor durante o processo produtivo. O objetivo é manter a qualidade do produto satisfatoriamente uniforme, prevenindo a produção de itens fora da especificação de fabricação.
A verificação de que o processo está ou não sob controle é feita pelo exame dositens das amostras extraídas periodicamente.
Se o processo estiver sob controle, as amostras apresentarão aquela variabilidade correspondente a amostras extraídas de uma população normal, isto é, a variabilidade devida apenas ao acaso na amostragem. O processo sob controle supõe, portanto, que o característico de qualidade do conjunto de itens produzidos possua distribuição normal.
Além disso,supões também que essa distribuição permaneça estável, isto é, que seus dois parâmetros, a média e o desvio padrão, permaneçam constantes, o que é verificado periodicamente pela extração de uma seqüência de amostras.
Por isso, diz-se que, em um processo sob controle, a variabilidade é devida tão somente a causas aleatórias. Estas causas de variação não provocam alterações apreciáveis na qualidade doproduto; sua eliminação é impossível ou antieconômica, e por isso, as causas aleatórias são consideradas como parte natural do processo de fabricação.
Quando a variabilidade se torna anormal, as alterações nos característicos de qualidade do produto são sensíveis. As amostras indicarão que o processo de fabricação
(isto é, “a população”) se modificou, e ficou fora de controle. As causas damodificação podem ser descobertas e, por isso, são denominadas causas identificáveis. Sua influência, rápida e crescente, exige pronta ação corretiva, no sentido de eliminar a presença dessas causas identificáveis. Contudo, quando acarretam melhoria de qualidade, sua identificação e adaptação contribuem para o aperfeiçoamento do processo de fabricação.
A presença de causas identificáveis é indicadapela ocorrência de diferenças insignificantes entre o valore observado e a média do processo, isto é, de valores amostrais fora da taxa de controle essa presença é revelada por meio de um dispositivo prático, o gráfico de controle.

Esquema Geral dos Gráficos de Controle – Baseando-se na distribuição normal, os gráficos de controle constituem um instrumento de diagnóstico de existência ou nãode controle. A construção desses gráficos obedece a um esquema geral que, em cada caso, é adaptado.

Tipos de Gráficos de Qualidade – há duas classes principais de gráficos de controle de qualidade: a de controle de variáveis e a de controle de atributos.
Os gráficos de controle de variáveis se baseiam em mensurações do característico de qualidade. São de três tipos: de média x; do desviopadrão S e da amplitude R.
Os gráficos de controle de atributos se baseiam na verificação da presença ou ausência de um atributo, em especial com relação a uma lista de defeitos. Há quatro tipos: da fração defeituosa p; do número np de itens defeituosos na amostra de tamanho n; do número u de defeitos por unidade; do número c de defeitos em uma amostra.

Formação de Subgrupos Racionais – Muitoembora o esquema geral dos gráficos de controle possa ser aplicado a observações individuais isoladas, na prática é empregado, quase exclusivamente para valores médios, sejam eles médias x barra das observações, ou médias de desvios padrões S, ou médias de amplitude R, ou ainda, médias da fração defeituosa p. Tais valores médios, calculados para amostras de tamanho n, justificam-se pelos motivos...
tracking img