POR QUE PARECE TÃO DIFÍCIL FAZER CÁLCULO MENTAL?

Tifani Teixeira Gonçalez[1]
Paula de Oliveira Baladão[2]


O Cálculo Mental no Desenvolvimento Humano

Normalmente só lembramos daimportância de saber fazer cálculos de cabeça quando encontramos situações específicas do cotidiano. Estimar por quanto sairão as compras do supermercado, ou quando se faz a divisão da conta dorestaurante ou ainda, se o troco recebido está correto. Por que parece tão difícil fazer cálculo mental?
No colégio nos ensinam as regras das operações e o que a mente procura fazer é repetir tal comoescrevemos no papel o processo mental. Entretanto, mentalmente, não acontece assim e aqueles que possuem facilidade para esta habilidade mostram-se mais capazes não só em matemática como no modoconseguem relacionar melhor comportamentos e formas de pensar mais ágeis para suas vidas.
As crianças que são estimuladas a efetuar o cálculo mental demonstram, em geral, mais segurança ao enfrentarsituações-problema: mostram-se mais autônomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a solução de um problema. Por fim, parecem compreender com mais facilidade as técnicasusuais de cálculo, como a do "vai um", por exemplo.
Além disso, o cálculo mental estimula a compreensão do sistema de numeração decimal. Por exemplo, quem decompõe mentalmente o número 423 em 400 +20 + 3, mostra que compreende o princípio aditivo e o valor posicional do nosso sistema de numeração. Numa adição podemos trocar a ordem das parcelas e o resultado não se altera; na adição com trêsparcelas podemos associá-las de qualquer maneira.
Ao praticar o cálculo mental precisamos primeiro, observar os números que vão ser somados para, em seguida, escolher um procedimento vantajoso:somar os iguais? Apoiar-se no dez, no cem ou no mil? Decompor as parcelas e associá-las convenientemente? Qual é o processo mais adequado? Além disso, às vezes, depois de escolhido um procedimento,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Metodos matematicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metodos-Matematicos/798866.html

MLA

"Metodos matematicos" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metodos-Matematicos/798866.html>.

MLA 7

"Metodos matematicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metodos-Matematicos/798866.html>.

CHICAGO

"Metodos matematicos." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Metodos-Matematicos/798866.html.