Metodos ensino lingua inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é refletir sobre os métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira, apresentados nas aulas ministradas pela professora doutora Ana Elisa M. Cysne.

Durante as aulas, criou-se uma consciência de que nenhum método de ensino é suficientemente eficaz naquilo que propõe, afinal todos apresentam características positivas e negativas deacordo com o período histórico. Assim, podemos refletir sobre nossa conduta em sala de aula, em busca do que poderia ser mais adequado para o ensino, levando em consideração a rica diversidade do aprendiz de língua estrangeira.

Para ilustrar, recortei um trecho da tradução de Olga Pombo com base numa primeira versão de Manuel José Seixas Constantino, de 1995 sobre o artigo de John Passmore: Oconceito de Ensino.

[pic]

TEORIAS E ABORDAGENS DE ENSINO

1)Método Audiolingual

- Learning as habit formation
- Stimulus-response-reinforcement
- Repetition
- Emphasis on accuracy
- New language dealt with in sequence: hear, speak, read, write
- Learner = passive receiver of information

O método Audiolingual nasce então com base no estruturalismo americano, na análisecontrastiva e na psicologia behaviorista em meados de 1950. Acreditava-se que estes pressupostos teóricos forneceriam a base científica para elaboração de um método de ensino de língua estrangeira. A psicologia behaviorista, é essencialmente antimentalista e considera o ser humano como um repertório de comportamentos, entre eles o lingüístico.

O objetivo principal do método Audiolingual é levar oaluno a comunicar-se na língua alvo através da formação de novos hábitos lingüísticos. O papel do professor é controlar o processo e tentar evitar o erro do aluno, já que o erro é um reforço negativo. Existe pouca possibilidade de interação, de criatividade por parte do aluno, pois isso já foge ao controle pré-estabelecido. A grande ênfase é nas estruturas lingüísticas; os diálogos apresentamestruturas e vocabulário para serem aprendidos por imitação e repetição. Apresenta-se o diálogo em frases, os alunos repetem individualmente e em coro, o diálogo é memorizado, depois são selecionados alguns modelos de sentença e trabalha-se em cima disso através da repetição dos drills. Podemos destacar neste contexto o foco na pronúncia e nos laboratórios de língua para a prática e a repetição. Opapel do aluno é passivo, ele não é encorajado a tomar iniciativa e deve esquecer, como se fosse possível, da língua alvo – a análise contrastiva é só para os teóricos!

Com o tempo, o método foi sendo questionado, não dando conta das reais necessidades dos alunos. Por outro lado, a própria lingüística estrutural sofria críticas e surgiam novos paradigmas; o mesmo acontecia com as teoriasbehavioristas de aprendizagem que eram questionadas pela psicologia cognitiva. Em relação à lingüística estrutural as críticas vem, entre outros, dos gerativistas como Chomsky e dos sociolinguistas como Dell Hymes (1979).Para Chomsky, as propriedades fundamentais da linguagem derivam de aspectos inatos da mente e de como ser humano processa a experiência através da linguagem, o foco é nos processomentais.

2) Método Cognitivo

- Chomsky - thinking is rule-governed
- Learning = acquiring rules
- A finite set of rules enables mind to deal with an infinite range of experiences
- We learn by thinking about and working out rules or patterns

Estrutura cognitiva: Conjunto de conceitos e regras que uma pessoa aplica para lidar com determinados tipos de problema oupara explicar ou entender determinados fenômenos.

A visão cognitiva baseia-se na psicologia cognitiva, que se opõe à visão comportamental. Nesta teoria é importante trabalhar as estratégias de aprendizagem - o foco é nos processos mentais.

Por outro lado, fixando-se na capacidade de uso da língua (competência comunicativa), o método cognitivo, despontando em 1965, tem como ideal a...
tracking img