Metodos de uniao por soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

O Projeto Integrador tem como objetivo abordar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre no desenvolvimento de um procedimento de soldagem, qualificando o mesmo segundo a norma ASME seção IX.
Iniciaram-se os trabalhos pela busca de referências quanto aos temas que serão levantados para a elaboração da qualificação do procedimento de soldagem na liga C-276 (UNS N10276).De todas as abordagens envolvidas para a elaboração do projeto integrador destaca-se as características físicas e químicas da liga, suas propriedades mecânicas como tração, dobramento e microdureza, sua usinabilidade, soldabilidade e influências na metalurgia, seleção adequada do processo de soldagem e consumíveis, elaboração de documentos técnicos e controle dos tipos de corrosão atuantes na ligae por fim a sua aplicação no setor industrial.
O método de execução dos trabalhos seguirá uma situação real do profissional tecnólogo em soldagem.

















2 – JUSTIFICATIVA

O objetivo principal do estudo dos efeitos da soldagem em juntas submetidas a este tipo de processo é garantir que as propriedades do metal de base tenham continuidade nas juntas soldadas. Paratanto é de fundamental importância a elaboração e qualificação de um procedimento de soldagem independente do material em questão, pois essa atividade tem como propósito garantir esta continuidade e repetição dos resultados obtidos.
Vale ainda ressaltar que um procedimento de soldagem eficaz, dentro da sua elaboração, propiciará a diminuição de erros, aumentando a confiabilidade do processo ao quala junta soldada estará submetida. Além de atender às necessidades de sua aplicação e de evitar um prejuízo maior em função de sua falha. É através do estudo dos parâmetros que constituem um processo de soldagem, como: corrente, tensão, velocidade de soldagem etc. que poderemos dar a esse processo uma melhor qualidade as suas propriedades mecânicas e confiabilidade estrutural da junta soldada.3 – OBJETIVO


Adquirir competência através de uma minuciosa pesquisa e conhecimentos necessários para desenvolver a documentação para a qualificação de soldador e procedimento de soldagem do material proposto a nossa equipe (C-276) em conformidade com as normas ASME secção IX (qualificação de procedimento de soldagem e soldador) através do processo de soldagem TIG e ASME VIII Div. 1. Emconjunto com a documentação de informações sobre a liga, sua importância e aplicação na indústria, sua metalurgia, usinagem, características físicas, mecânicas e químicas e problemas relacionados à soldagem (metalurgia da soldagem).


4 – MÉTODO DE EXECUÇÃO

Para pesquisas utilizou-se códigos e normas conceituadas que estabelecem parâmetros e características que garantam a boa fabricação dosequipamentos industriais como “HANDBOOKS”, artigos e outras referências bibliográficas com conteúdos específicos da área. Realizou-se a soldagem entre duas chapas com o processo GTAW, identificando as etapas e parâmetros utilizados durante o processo o que nos fornecerá dados quando da realização dos ensaios mecânicos e metalográficos.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

5 – LIGAS A BASE DE NÍQUELSegundo Telles (2003), as ligas a base de Níquel possuem grande quantidade de Molibdênio, podendo também conter Cromo, Cobalto, Tungstênio, Vanádio e outros elementos de liga. Estas ligas se dividem em famílias, são elas: B, C, D e G. A família B é a das que possuem melhor resistência à corrosão, podendo trabalhar com HCl em qualquer condição de concentração e de temperatura, inclusive com gás eHCl úmido, a família D é desenvolvida especialmente para o ácido sulfúrico, a família G têm excelente resistência a ácido sulfúrico e fosfórico. Já a família C é especialmente adequada para serviços com oxidantes mais energéticos, sendo também, umas das poucas ligas metálicas que resiste a hipocloritos como cloro livre. Pode ser empregada com ácidos sulfúrico, sulfuroso, crômico e nítrico até 80...
tracking img