Metodos de previsão

Páginas: 22 (5463 palavras) Publicado: 18 de março de 2011
Análise de Regressão Simples
Relatório sobre a análise do Turismo Cultural e Paisagístico

Métodos de Previsão

Turma G2DA
Paulo Carvalho, nº4842
Ariana Marques, nº4617
Vânia Bento, nº3964

Índice
1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3
2. Caracterização do Touring Cultural e Paisagístico 3
3. Diagnóstico Touring Cultural e Paisagístico 3
4. Utilização do Modelos de ARS, utilizando osoftware estatístico SPSS. 3
4.1 Identificação das variáveis 3
4.2 Analise do Coeficiente de Correlação 3
4.3 Determinação do Modelo de Previsão. 3
4.4 Teste de Hipótese dos Coeficiente 3
4.5Teste de Significância ao Modelo 3
4.6 Previsões 3

INTRODUÇÃO
No âmbito da Unidade Curricular de Métodos de Previsão, foi nos proposto pela professora Rosa Conde elaborar um trabalho baseadona caracterização e previsão da procura do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Ao longo do trabalho vamos apresentar uma caracterização do Turismo Cultural e Paisagístico assim como a análise de dados recolhidos no INE de 2009 sobre as unidades hoteleiras do País.
Este relatório pretende ser uma análise fiável da influencia do Total de Proveitos das unidades hoteleiras no preço por noite emApartamentos Turísticos, prevendo assim o que irá acontecer em 2010.
O trabalho tem como objectivo colocar em prática os conteúdos aprendidos durante as aulas e fazer uma ligação sobre a matéria dada com o Programa informático Spss interpretando os dados que este nos fornece.



1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Revisão Bibliográfica

É difícil encontrar uma definição para turismosendo a de J. L. MICHAUD (1983), citado em F. J. MOREIRA (1994) a mais aproximada ao caso Português até para a própria definição de turista ligado à informação estatística, assim, "O turismo agrupa o conjunto de actividades de produção e de consumo motivadas pelas deslocações de pelo menos uma noite fora do domicilio habitual, e sendo o motivo da viagem tanto o agrado, os negócios, a saúde ou aparticipação numa reunião profissional, desportiva ou religiosa".
Já BENI conceitua o turismo como sendo um elaborado e complexo processo de decisão sobre o que visitar, onde, como e a que preço. Nesse processo há a influencia de uma serie de factores que definem o destino, o tempo de permanência, a forma de viajar e o tipo de
alojamento (2001, p. 37). LCKORISH e JENKINS (2000) reforçam essepensamento afirmando “que o turismo é basicamente um movimento de pessoas, uma forma da oferta, e não uma simples indústria. Na lingua Inglesa os turistas eram referidos como viajantes. Recentemente turismo tornou-se o termo universal que descreve o movimento de pessoas que saem do seu local residencial permanente para uma estadia temporária num outro lugar. “ Os mesmo autores completam o pensamento aoconsiderarem “o turismo como uma soma de fenômenos e relacioamentos que surgem das viagens e de estadias de individuos não residentes, na medida em que não visam a uma residência permanente e não são ligados a actividades remuneradas.
Contudo, para ANDRADE (1998) turismo é conjunto de serviços que tem por objectivo o planejamento, a promoção e a execução de viagens, e os serviços de recepção,hospedagem e atendimento aos individuos e aos grupos, fora das suas residências habituais. O mesmo autor em 1992 já defendia a definição de turismo como “pela própria estrutura de fenômeno, a conceituação ideal de turismo parece ser o complexo de actividades e serviços relacionados aos deslocamentos, transportes, alojamentos, alimentação, circulação de produtos típicos, actividades relacionadas aosmovimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento. Uma outra definição de turismo surge por parte de WAHAB (1977) que define o mesmo como sendo “ um actividade humana intencional que serve como meio de comunicação e como elo de interação entre povos, tanto dentro de um mesmo país como fora dos limites geográficos dos países. Envolve o deslocamento temporário de pessoas para outra região,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodos de previsão
  • Métodos de previsão
  • métodos de previsão
  • OS MÉTODOS ESTATÍSTICOS DE PREVISÃO NA ENGENHARIA
  • Método de Previsão Demanda
  • Métodos de previsão de demanda
  • Metodos de previsão da procura
  • Teste de Método de Previsão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!