METODOS DE PESQUISA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1776 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOS DE PESQUISA – DP

1-Por que se faz pesquisa ? Para desenvolver uma nova tecnologia. Para se ter um conhecimento maior da área a ser estudada. Para estar em contato com o mundo. Para apresentar um currículo mais extenso e melhor.

2-ensino, pesquisa e extensão
3-produção e à difusão da ciência
4-conhecimento / aprendizagem
5-Quando um pesquisador abordar um assunto apenaslevantando os vários autores que escreveram sobre este assunto, sua pesquisa é : bibliográfica

6-Uma psicóloga tinha um paciente com neurose e queria pesquisar toda sua história fora e dentro da clínica, escrevendo todos os resultados que havia colhido durante as sessões de terapia. Qual é o tipo desta pesquisa? estudo de caso

7-Sobre a pesquisa descritiva, apenas uma alternativa está incorreta.Aponte-a: A pesquisa bibliográfica não está presente na pesquisa descritiva em hipótese alguma.
8-A pesquisa bibliográfica busca a explicação de um problema em referências teóricas contidas em livros e artigos científicos.
9-INCORRETA: A pesquisa experimental é a mais utilizada nas ciências humanas
10-A literatura recente revela que, ao .... exploratória

11-A busca de dados reais, no ambiente emque se desenvolve o fenômeno estudado... pesquisa de campo
12-Biblioteca universal é uma biblioteca sem muros e sem fronteiras, tornando disponível todo o patrimônio escrito dos documentos e conhecimentos da humanidade.

13-INCORRETA: IV. Nunca ocorre em incubadoras de empresas de universidades e de centros de pesquisa ou em instalações de pesquisa das indústrias. 
14-INCORRETA: II. Oconhecimento científico não estabelece um fluxo de informações sobre novas descobertas e invenções de interesse para o desenvolvimento de um produto ou um processo produtivo. 

15-Artigos científicos
16-O conjunto de atividades voltadas para a busca de um determinado conhecimento utilizando métodos específicos é: PESQUISA
17-pessoal, autônomo, criativo e rigoroso
18-Quando a pesquisa é baseada emintroduzir um assunto, com referências bibliográficas, tabelas e conclusão, discorrendo na pesquisa um assunto, esta pesquisa é? Descritiva
19-A pesquisa bibliográfica é uma etapa do projeto de pesquisa que: É feita com base em livros e periódicos científicos

20-A pesquisa bibliográfica deve começar com palavras-chave de referência ao tema: indo da mais abrangente à mais particular
21-Aobservação laboratorial visa isolar o objeto de estudo de interferências externas.
22-INCORRETA: o cientista deve sempre transcender a realidade para buscar o significado imanente às coisas da natureza;

23-Que instrumento de pesquisa estes psicólogos estão usando? observação participante
24-INCORRETA: Na entrevista há sempre grande motivação do entrevistado para responder as perguntas.

25-I - Aciência é a forma hegemônica de construção da realidade e é considerada por muitos críticos como um novo mito, por sua pretensão de ser a única forma de promover a verdade.
III - Dizer que o objeto das Ciências Sociais é essencialmente qualitativo é dizer que a pesquisa nessa área contempla a riqueza de significados da vida em sociedade, as aspirações, as crenças, os valores e as atitudes -instâncias que não podem ser reduzidas a variáveis quantitativas e à extrema objetividade.
26-I - As noções sobre pesquisa científica na graduação auxiliam na compreensão do assunto estudado de um modo muito melhor do que qualquer outro tipo de trabalho, além de capacitar o aluno a trabalhar com coleta e organização de informação, que é uma habilidade indispensável no mundo atual.
 
II - Aprender afazer pesquisa é importante para avaliar de forma inteligente e crítica as pesquisas desenvolvidas por terceiros.
IV - Aprender a padronização de um relatório de pesquisa visa à competência do pesquisador de não são dar boas respostas a perguntas difíceis, mas também conseguir informar seus resultados de modo claro, acessível e dentro de um padrão familiar à comunidade científica.
 
27-I A...
tracking img