Metodos de pesquisa em psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
METODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA


Métodos de pesquisa em psicologia

Todas as ciências exigem provas empíricas baseadas na realização de cuidadosas observações e experimentos. A fim de coletar dados sistemática e objetivamente, os psicólogos utilizam diversos métodos de pesquisa, entre elas a observação natural, os estudos de caso, os levantamentos, aspesquisas correlacionais e experimentais.

Observação natural

Os psicólogos utilizam a observação natural para estudar o comportamento animal ou humano em seu contexto próprio, ou seja, o comportamento é observado no ambiente em que ocorre naturalmente, fornecendo grande quantidade de informações de primeira mão com maior probabilidade de serem precisas do que relatos posteriores ao fato. Ocomportamento do participante é mais natural, espontâneo e variado do que comportamentos que ocorrem em laboratórios, sendo também este método uma rica fonte de hipóteses porem, as principais desvantagens da observação natural são: a presença de um observador pode alterar o comportamento dos participantes; o registro que o observador faz do comportamento pode refletir um viés preexistente; efrequentemente não fica claro se as observações podem ser generalizadas para outros ambientes e outras pessoas.
Apesar dessas desvantagens, a observação natural é uma ferramenta valiosa. Afinal de contas, o comportamento da vida real é o principal assunto de interesse da psicologia. Com freqüência a observação natural fornece novas idéias e sugere novas teorias, as quais podem ser então estudadassistemática e detalhadamente em laboratório. Esse método também auxilia os pesquisadores a manter seu distanciamento, fazendo com que eles sempre se lembrem do vasto mundo que existe fora do laboratório.

Estudo de caso

Neste o comportamento de uma pessoa ou algumas pessoas é estudado profundamente, ele produz uma grande quantidade de informações descritivas e detalhadas e é muito útil para a formulaçãode hipóteses. Em contra partida, os casos podem não ser uma amostra representativa, o método pode consumir tempo e se tornar caro e o viés do observador é um problema potencial.

Levantamentos

Em certos aspectos, os levantamentos compensam as deficiências da observação natural e dos estudos de caso. Esta consiste num conjunto padronizado de perguntas que são feitas a um grande numero departicipantes que permitem que uma imensa quantidade de dados seja coletada rapidamente e com baixos custos, porem vieses da amostragem podem “deturpar” os resultados, perguntas mal elaboradas podem gerar respostas ambíguas fazendo com que os dados não sejam claros pois neste contexto a precisão depende da capacidade e da boa vontade dos participantes em responder as perguntas com clareza.

PesquisaCorrelacional

A Pesquisa Correlacional emprega métodos estatísticos para examinar a relação entre duas ou mais variáveis esclarecendo relações entre elas que não podem ser esclarecidas por outros métodos de pesquisa e permitindo que se preveja o comportamento, porem este método de pesquisa não permite que os pesquisadores tirem conclusões sobre relações de causa e efeito.

Pesquisaexperimental
Neste uma ou mais variáveis são sistematicamente manipuladas, e o efeito dessas manipulações sobre outras variáveis é estudado. Este método permite o controle rigoroso das variáveis oferecendo aos pesquisadores a oportunidade de tirar conclusões sobre relações de causa e efeito.
O método experimental é uma ferramenta poderosa, mas ele também tem suas limitações. Primeiramente, muitas dasintrigantes variáveis psicológicas, como o amor, o ódio ou a tristeza, não se deixam manipular pela experimentação. Ainda que fosse possível induzir emoções tão fortes quanto essas como parte de um experimento psicológico, isso levantaria serias questões éticas. Em segundo lugar, devido ao fato de esses experimentos serem conduzidos em ambiente artificial, os participantes perderão se comportar...
tracking img