Metodos de estudo em patologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Adriana de Souza Silva – 3o Período Farmácia

Métodos de Estudo em Patologia

* Citologia
A citologia oferece inúmeras vantagens, uma vez que as técnicas de obtenção do material são muito simples, de baixo custo e muitas vezes proporciona resposta diagnóstica rápida, porém como toda técnica, nem sempre o parecer é definitivo.
A grande maioria dos exames citológicos deve ser confirmadapor exame histopatológico, devido à possibilidade do material colhido ser pouco representativo e também há restrições quanto à avaliação prognóstica, pois tal exame avalia somente as características de células isoladas ou em blocos, ao passo que o exame histopatológico permite avaliar a arquitetura do tecido como um todo, ou seja, a inter-relação entre células, demonstrando grau de invasividade eavaliação de margens cirúrgicas.
* Há três grandes modalidades de obtenção de material para exame citológico:

Citologia Esfoliativa:
Consiste em remover as células mais superficiais da lesão através de esfoliação (raspagem), sendo indicada para avaliação do processo de maturação (diferenciação) de epitélios, para caracterização de tipos de exsudatos ou para visualização de agentesinfecciosos ou mesmo parasitários.
Citologia por Decalque ("imprint"):
Tal modalidade também baseia-se na remoção de células superficiais de uma lesão ou da superfície de corte de um órgão, através do contado da superfície em questão com a de uma lâmina de microscopia. É uma técnica muito utilizada em sala de necropsia para confirmação diagnóstica de suspeitas levantadas à macroscópica, com respostarápida.
Citologia Aspirativa por Agulha Fina:
Neste método há remoção das células da lesão pela avulsão promovida através da utilização de uma agulha fina (30 mm x 0,7 mm ou 22G). Com esta técnica podemos obter células de vários planos do tecido.
A citologia aspirativa por agulha fina é, sem dúvida, mais interessante que as técnicas anteriores, pois recolhe material muito mais representativo delesões profundas.
* Devemos seguir algumas regras básicas para obtenção de bons resultados através da citologia:
Histórico detalhado:
Estas informações são muito importantes, pois indicam o tempo de instalação do processo, como foi o início da lesão, etc.... Estes dados são muitas vezes fundamentais para determinação de diagnósticos diferenciais ou para comentários relativos aos possíveisdiagnósticos.
Descrição da lesão:
Uma boa descrição da lesão, como localização precisa do processo e tipo de lesão (nodular, ulcerativa, etc.), auxilia sobejamente o sucesso diagnóstico e permite correlacionar achados citológicos com a lesão macroscópica;
Técnica de colheita:
Este é um dos passos mais importantes para realização da citologia diagnóstica e freqüentemente desconhecido. Uma técnica decolheita inadequada pode impedir a conclusão do caso, pois a amostra colhida deve necessariamente possuir células características da lesão em questão.
Extensões adequadas:
No exame citológico as extensões devem ser feitas seguindo-se os seguintes cuidados:
a) não comprima o material - especialmente no caso de suspeitas de tumores, pois as células neoplásicas são muito frágeis;
b) produzaextensões delgadas, evitando sobreposição de várias camadas de células, pois a sobreposição impossibilita a coloração e visualização adequada do material;
c) No caso de extensões que serão coradas por corantes hematológicos, desidrate o material, por movimentação ao ar (abane), o mais rápido possível. Não guarde as lâminas úmidas, pois isto causa degeneração celular inviabilizando o resultado.* Biópsia
A biópsia consiste na remoção de uma amostra de células e/ou tecidos do organismo vivo, no caso, seres humanos. Após esta remoção, o material extraído é identificado e enviado para um especialista chamado Patologista, que é responsável por todo o processamento do material e análise microscópica do mesmo. Depois da realização de tais procedimentos, o Patologista emitirá um laudo...
tracking img