Metodos de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos de ensino
Os métodos de ensino e aprendizagem utilizados nos dias atuais influenciados com base na disposição e no espírito de partilha, não se pode fazer referencia maior que do educadore filósofo brasileiro, Paulo Freire.
Considerado um influenciador da pedagogia mundial e brasileiro, nascido em Recife no ano de 1921. Ele iniciou um movimento chamado pedagogiacrítica, um educador que não tinha medo de enfrentar a realidade. Em sua idealização o objetivo principal não era fazer com que o homem aprendesse a ler e escrever, mas fazer com que ele tivesse dignidadee ocupasse o papel de agente passivo no meio da sociedade.
Um dos pontos de admiração e identificação é sua política educacional que não se limita só ao universo escolar, pois omesmo tinha programas de extensão. Em 1961 tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife, no ano que se tornou diretor deste departamento ele conseguiu com ajuda dasua equipe alfabetizar 300 trabalhadores de canaviais em 45 dias, tal acontecimento chamou a atenção do governo federal, e como resultado foi criado um Plano Nacional de Alfabetização.Essa busca por métodos de ensino é um dos pontos que chama atenção em Paulo Freire, e sua preocupação com a educação e a pedagogia. Ele usa uma linha de pensamento no qual os elementos chave paraque a educação aconteça é o professor e aluno como sujeitos atuantes, que mantenham um dialogo aberto fazendo uma leitora de mundo.
Os métodos são criados como um mapa deorientação, mas segundo Paulo não se deve limitar apenas ao método. O diálogo é o ponto base para o conhecimento e compreensão, o que Freire nos propõe está muito além do método, está nos questionamentos acercada própria educação que para ele está fora da escola, da forma que hoje, esta, se coloca para os educandos onde quer que estes estejam.
Na pedagogia do diálogo insere-se também...
tracking img