Metodos de ensino da ciencias exatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
sábado, 24 de abril de 2010
Dos Métodos de Ensino

Sempre fui um amante declarado da psicologia, especialmente da Teoria do Conhecimento. Na escola, além da atenção na matéria sempre dediquei interesse aos métodos que os professores utilizavam para ensiná-la. O estilo da aula sempre varia de acordo com o propósito do curso e o perfil do alunado, deste modo, fui observando os erros e acertosde cada professor, com a vantagem de conversar com os colegas e perceber o impacto das aulas nas conversas extra-classe.

Eu adorava a escola em que estudei o ensino médio, lá existia uma política de liberdade, não havia pressão sobre o aluno no sentido de frequentar as aulas, tirar notas ou mesmo permanecer na instituição. Claro que esse estilo de escola não funcionaria em qualquer lugar, poisos alunos devem entrar já com uma cultura previamente construída no lar e esse filtro se estabelecia através do vestibular, que representa um ritual de passagem e contribui ricamente para a miscigenação.

Nessa escola tive contato com os melhores professores do país, com inquestionável domínio da matéria que lecionavam e mesmo assim muitas vezes as aulas não davam certo e o aprendizado de muitosalunos não ia para frente. O resultado era alunos desiteressados que não viam o devido valor da disciplina e acabavam focando o estudo em outras áreas, para só depois, alguns voltarem para estudar esses conteúdos que fazem falta.

Acredito que o homem, principalmente enquanto jovem, possui uma sede natural pelo conhecimento, por isso não se pode alegar que uma criança não estuda por preguiça oualgum congênere. O aluno tem a preferência quando se trata de educação, pois ele que se encontra na ignorância e não saberá dar o devido valor ao que lhe está sendo oferecido, por isso o culpado se o processo de ensino falha sempre será a instituição e o professor, e a ordem de responsabilidade quanto mais próximo está quem fornece o conhecimento para quem recebe.

Vamos ao objetivo do texto,sempre tive aversão a alguns determinados métodos de ensino, por exemplo a didática do afeto, que trata com doçura demais a educação das crianças e reflete numa boa aparência pois quando se questionam as crianças elas aprovam pois lhes é agradável. Esse tipo de técnica aplicada por meigas mulheres que dotam de atenção e devem em conhecimento acabam formando pessoas que não possuem a seriedade que asociedade demanda, e que não irá encarar com firmeza os desafios da vida devido a essa tendência paternalista. Outro problema é a deficiência grande no domínio das ciências exatas e biológicas que ficam prejudicadas pois demandam conhecimento técnico do mestre e muita seriedade para o aprendizado.

Além deste, outro estilo de ensino que sempre critiquei é o dos cursinhos e algumas faculdades quefornecem conhecimento plástico e comercial. Neste as informação são suavizadas, e deixam de ser o foco principal das aulas, os conhecimentos complexos são resumidos a práticas operacionais que o aluno não aprende realmente, apenas memoriza procedimentos, já vi aluno decorar leis trigonométricas em forma de musiquinhas. E qual a utilidade disso tudo? No primeiro caso é passar no vestibular, edepois a bomba estoura lá na universidade. No segundo é asatisfação do aluno cursar uma pseudo-ciência e conseguir um tão sonhado diploma. Na técnica comercial o professor dança e encena na frente de uma classe geralmente grande, para prender a atenção nele, e talvez assim alguns percebam o que ele está falando. O aprendizado precisa de reflexão, não festa.

Não comentarei de outras técnicas como oTelecurso e o EAD devido ao seu papel social de correção das falhas que o sistema tradicional deixa, e apesar de qualquer coisa estes desempenham bem o seu papel. Em geral, apesar dessas reflexões, sempre me mantive distante disso tudo, pois tenho facilidade em aprender com os bons livros e acabo contornando (em parte) problemas com professores, afinal o valor de nosso aprendizado é medido...
tracking img