Metodos de datacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE
TEÓFILO OTONI – MG

CURSO: ENGENHARIA CIVIL



ANDERSON ARAÚJO WILH
CARLOS MAGNUM QUARESMA AZEVEDO
HILTON GOUVÊA JUNIOR
JACQUESON TEXEIRA LOURO





TEMPO GEOLÓGICO E MÉTODOS DE DATAÇÃO







TEÓFILO OTONI
2012

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – FUPAC
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIOCARLOS DE
TEÓFILO OTONI – MG



ANDERSON ARAÚJO WILH
CARLOS MAGNUM QUARESMA AZEVEDO
HILTON GOUVÊA JUNIOR
JACQUESON TEXEIRA LOURO




TEMPO GEOLÓGICO E MÉTODOS DE DATAÇÃO


Trabalho apresentado à FUPAC - Fundação Presidente Antônio Carlos – Campus Teófilo Otoni-MG, como requisito parcial para conclusão do Curso de Engenharia Civil.

Orientador (a): Caio





TEÓFILO OTONI2012
INTRODUÇÃO

Através de muito estudo, os geólogos analisando os fósseis e a extinção das espécies, conseguiram coletar dados que foram organizados e assim chamados de “Tempo Geológico”. Os períodos geológicos foram caracterizados após muitas observações e ainda são reexaminados quando se criam novos métodos de observação, portanto, as subdivisões dos períodos são revistas constantemente, o queos fazem sempre atuais.

TEMPO GEOLÓGICO

Entende-se por tempo geológico o tempo decorrido desde o final da fase de formação da Terra até os nossos dias. Antes da descoberta dos métodos de datação absoluta (radiometria) o tempo geológico foi dividido em intervalos diversos que, em ordem decrescente de importância hierárquica, receberam a qualificação eras, períodos, épocas e idades.

Em1669 Nicolau Steno chegou à conclusão que as rochas se sobrepunham em ordem cronológica (Lei da Superposição) e que elas estavam originalmente em camadas horizontais. Numa sequência de camadas, a camada de cima é mais jovem que a camada situada imediatamente abaixo.
Em 1815 William Smith reconheceu que os fósseis são instrumentos confiáveis para datar as rochas (sedimentares) e distinguir umestrato do outro. Esta descoberta possibilitou a correlação de rochas de mesma idade e que se encontrava em localidades distantes, além de servir como apoio para elaboração dos primeiros mapas paleontológicos. Os geólogos puderam então, com base nos fósseis e na extinção de uma espécie ou de um conjunto de espécies, foi possível definir as idades geológicas e colocá-las, pela Lei da Superposição, emordem cronológica. Esta sequência cronológica constitui a Escala de Tempo Geológica(SALGADO-LABOURIAU, 1994, p.27).

A definição de cada unidade estratigráfica e sua cronologia surgiu aos poucos, com o estudo de muitos geólogos, trabalhando independentemente desde o final do século XVIII até meados do século XIX. Cada período geológico foi caracterizado depois de muitas observações, muito estudo, efoi colocado na escala geológica após várias tentativas. As subdivisões dos períodos ainda estão em estudos e são reexaminados cada vez que se criam novos métodos de observação.
A escala do tempo geológico é subdivida em quatro intervalos denominados Eras: Pré-Cambriana, Paleozoica, Mesozoica e cenozoica. (Figura 01)
Cada uma destas divisões é caracterizada por um conjunto de fosseis. A EraPaleozoica iniciou-se com uma explosão de formas novas e terminou com uma extinção em massa na qual cerca de 96% dos organismos marinhos se extinguiram. O final da Era Mesozoica também é mercado por uma extinção em massa nos continentes e nos oceanos.
As Eras são subdividas em intervalos menores denominadas Períodos. Estes são subdividos em Épocas (Séries) ou em intervalos gerais como: inferior,médio e superior. Todas estas subdivisões são caracterizadas por conjuntos de fósseis.
A escala geológica é sempre representada na sequência estratigráfica, a qual obedece à ordem da superposição inicial dos estratos. Esta ordem implica necessariamente numa medida de tempo - o tempo necessário para a deposição daquele estrato. Implica também no conceito de tempo relativo: os estratos mais antigos...
tracking img