METODOS DE COICH IMPLANTAÇAO.

502 palavras 3 páginas
Quando as empresas devem implantar qualidade total?

Por Geraldinho Buffon.

Em qualquer situação ou em qualquer setor que esteja evidente de que há quebra no padrão de qualidade do produto ou serviço, tanto para o cliente como para a organização. Há tempos a qualidade deixou de ser um diferencial. É o mínimo necessário para estar no mundo dos negócios.

RAZÕES PARA IMPLANTAR A QUALIDADE

VISÃO DO EMPRESÁRIO - percepção das mudanças comportamentais, como aprender a trabalhar em equipe e a gestão participativa. Saber que em time que ganha também se mexe.

CRISE - normalmente a qualidade funciona como uma tábua de salvação para os momentos de crise.

EXPORTAÇÃO - o mercado externo está exigindo garantias de qualidade com produtos que atendam as normas ISO 9000.

COMPORTAMENTOS DO CONSUMIDOR – atendimento rápido, gosto pessoal nas decisões, exercendo sua cidadania, reforçada pelo Código de Defesa do Consumidor.

CONCORRÊNCIA – se uma empresa começa, as outras do mercado vêm atrás.

FORNECEDORES – uma empresa com qualidade exige fornecedores com o mesmo padrão de qualidade.
COMO IMPLANTAR A QUALIDADE?

Qual o modo mais adequado para implantar a qualidade total? Normalmente a estrutura tradicional das empresas não favorece as mudanças. Também não podemos mudar tudo da noite para o dia sem o risco de desorganizarmos a empresa. A solução está na formação dos chamados "Times da Qualidade, Grupos de Melhoria, Equipes de Autodesenvolvimento, Círculos de Controle da Qualidade" ou qualquer outro nome que queiramos lhes dar. Os objetivos desses grupos, independentemente da rotina, deverão se ocupar com o planejamento das ações da qualidade na empresa.

TIMES DA QUALIDADE

O que são? Pequenos grupos de funcionários (de três a sete pessoas) que planejam, propõem e executam ações voltadas para a qualidade. São constituídos por pessoas motivadas e sensibilizadas para a Qualidade, que se apresentam voluntariamente ou são escolhidas pelos colegas.

Relacionados