Metodos contraceptivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Os métodos contraceptivos são processos que permitem reduzir as taxas de uma gravidez não planejada e prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Quando a vida sexual é iniciada e não é o desejo engravidar e para a proteção do casal deve-se procurar um médico, para a utilização dos contraceptivos.
Existe uma grande diversidade deanticoncepcionais que com o passar do tempo tem melhorado a sua eficácia. Dentre estes métodos, há os reversíveis e os irreversíveis. Os reversíveis são aqueles que ao deixar o seu uso permitirão uma gravidez. Já os irreversíveis são os que exigem uma intervenção cirúrgica.
Esses contraceptivos estão classificados em quatro grupos:
1. MÉTODOS COMPORTAMENTAIS
* Coito interrompido
* Tabelinha
*Temperatura basal
* Muco cervical ou Billings
* Lactância Amenorréia como Método Anticoncepcional (LAM)
2. MÉTODOS DE BARREIRA
* Agente espermicida
* Camisinha masculina e feminina
* Diafragma
* Capuz cervical
* Esponja espermicida
3. MÉTODOS HORMONAIS
* Contraceptivos orais
* Pílula de emergência
* Contraceptivos injetáveis
* Implante Subdérmico* Anel vaginal
* Adesivos cutâneos
* Dispositivos Intra – Uterino (DIU)
4. MÉTODOS CIRÚRGICOS
* Ligadura ou Laqueadura tubária
* Vasectomia

MÉTODOS COMPORTAMENTAIS
* Coito interrompido
Este método consiste na retirada do pênis da vagina, antes da ejaculação. Apesar de ser muito usado nos dias de hoje, possui grande possibilidades de falha, pois o líquidoseminal que sai um pouco antes da ejaculação pode conter espermatozóides.
Os prós são a não necessidade de dispositivos e hormônios e a gratuidade. Porém não há proteção contra as DST e a dificuldade de proceder de forma correta.
* Método da Tabelinha

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRIbfQx_CUU_O_Fw1ZIAQcl2T5B4YvckK0RI436ehtxoYAbJLpq

Consiste no cálculo do provável dia daovulação e na abstinência por aproximadamente 10 dias, nessa época. Este método, porém, só deve ser usado por mulheres que tenham os ciclos menstruais regulares, pois a ovulação ocorrerá no 14º dia do ciclo.
Este método restringe o sexo espontâneo e 25% das adeptas acabam ficando grávidas.
* Temperatura Basal

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/artigos/472-02.gif

É baseado naalteração térmica do corpo que após a ovulação, há um aumento na temperatura corporal. A elevação é devido ao aumento da progesterona. O método funciona com a abstinência sexual do casal durante toda a primeira parte do ciclo (depois da menstruação) até três dias depois que a temperatura aumentou.
* Muco Cervical ou Billings

http://www.abcdasaude.com.br/imagens/artigos/472-01.jpg

Para detectar operíodo fértil, a mulher precisa observar e reconhecer o tipo de secreção presente no colo do útero. O muco cervical aumenta em quantidade, fica elástico e transparente no período ovulatório. Após ovulação o muco fica branco, opaco e denso que é sinal que a ovulação já terminou.
O método é limitado, pois a necessário muito treinamento e disciplina, além do mais que varias doenças como oscorrimentos podem interferir na qualidade do muco.
* Lactância Amenorréia como Método Anticoncepcional (LAM)

http://bluelogs.net/drexplica/files/2009/11/455444-1-125x125.jpg

Método natural usado nos primeiros seis meses após o parto, por mulheres que estão no período de lactação exclusiva e em amenorréia (falta de menstruação).

http://mamamiaamamentar.files.wordpress.com/2011/09/lam2.gifMÉTODOS DE BARREIRA

* Agente Espermicida

http://3.bp.blogspot.com/_ZhRAl9f-fc8/TSy1a5S76QI/AAAAAAAAACY/-1aPyCdPUvA/s1600/Espermicidas.jpg

São substâncias que matam os espermatozóides. Possuem as mais variadas formas como gel, espumas e cremes. Devem ser aplicados na vagina de 10 a 30 minutos antes da relação. Geralmente, estas substâncias são usadas associas com outros métodos...
tracking img