Metodos computacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos, ferramentas computacionais e tecnologicas – Aula I
CAPA
FOLHA DE ROSTO
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
SUMÁRIO
AGRONEGÓCIO

Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.

No Brasil, o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra, associado com a criação de animais.

CICLO DOAGRONEGÓCIO

Agronegócio (também chamado de agribusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura dentro do ponto de vista econômico.

Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes. A primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos (ou de "dentro da porteira") que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes produtores, constituídosna forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).

Na segunda parte, os negócios à montante (ou "da pré-porteira") aos da agropecuária, representados pela indústrias e comércios que fornecem insumos para a produção rural. Por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos, etc.

E, na terceira parte, estão os negócios àjusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários, até chegar ao consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados e distribuidores de alimentos.

Insumo

Insumo é a combinação de fatores de produção, diretos (matérias-primas)e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.

No agronegócio, os principais insumos são sementes, adubo, defensivos, maquinário, combustível e mão de obra especializada.

Produção

A produção é o trabalho do agropecuarista, através do cultivo do solo e/ou criação de animais, independentemente do tamanho da área ou métodoutilizado, com vistas a obtenção de bens de consumo.

Processamento
É a transformação do produto agropecuário em subprodutos, que podem ser bens de consumo ou insumos para outros processos, como o leite, queijos, carnes, embutidos, ração, fios, corantes, entre outros.

Distribuição

Caracteriza-se pelo transporte, processamento e distribuição dos bens agropecuários e seus subprodutos.Cliente Final

É o consumidor dos produtos agropecuários, que os recebe in natura ou processados.

PRINCIPAIS PRODUTOS

Alimentos

Envolve toda cadeia da produção alimentícia, como por exemplo frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, indústria de óleo, rações, empacotadores, distribuidores de grãos, beneficiadores.

Biocombustíveis

É o setor do agronegócio que cuida do cultivo deplantas, que serão transformadas em combustíveis orgânicos, os chamados biocombustíveis.

Têxtil

Ramo do agronegócio que produz e transforma bens agropecuários em produtos têxteis, como vestuário, artigos de cama, mesa e banho, bens de decoração, insumos para a indústria moveleira, entre outros.

Madeira

Explora o solo através, principalmente, do cultivo de árvores, que serão transformadasem madeira, celulose ou produtos químicos, para posterior utilização como matéria prima de várias indústrias, como por exemplo a moveleira e construção civil, a indústria papeleira, ou mesmo a obtenção de lenha para combustível.

QUESTÃO AMBIENTAL

Se de um lado o aprimoramento do agronegócio barateou o custo dos alimentos, e deu a população um maior poder de consumo e de escolha, por outrolado trouxe também vários problemas, principalmente ligados às questões ambiental e social.

O desafio agora é a produção no campo sem impactos ao meio-ambiente, causados principalmente pelo uso de defensivos, pelo desmatamento e empobrecimento do solo, queimadas, contaminação de mananciais e do lençol freático, desequilíbrio ecológico e proliferação de pragas.

Nas cidades, a preocupação se...
tracking img