Metodos cientificos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOS CIENTIFICOS


O método é um procedimento que permite estabelecer conclusões de forma objetiva, portanto, é um procedimento que estabelece o significado dos fatos e fenômenos do interesse cientifico.
Vou iniciar falando sobre os métodos indutivo e dedutivo, que são formas de raciocínio, de reflexão e não simples pensamentos. O método indutivo foi sistematizado por Francisbacon,a indução é um processo mental que parte de fatos,fenômenos,dados particulares,suficientemente constatados para extrair uma verdade geral,não contida nas partes examinadas.Seus passos são os seguintes:

• Observação dos fatos e analise com vistas de identificar as suas causas
• Descoberta da relação entre os fatos, estabelecendo comparação entre eles.
• Generalização da relaçãoencontrada na etapa anterior para situações semelhantes, não observadas.

No método indutivo é importante, ter certeza de que a relação a ser generalizada é realmente essencial, se certificar de que a generalização é feita para fatos ou fenômenos idênticos aos observados e realizar numero suficiente de analises ou experimentos de forma que as amostra seja representativa da população.Já o método dedutivo, é um processo mental que parte das verdades estabelecidas para a analise dos fatos e fenômenos particulares, verificando sua adequação á teoria, usando-se para comprova-lá. Esse método parte do corpo teórico para as situações concretas. Seus passos são:

• Compreensão das bases teóricas
• Analise dos fatos e fenômenos concretos
• Estabelecer a relação entre ateoria e os casos particulares, comprovando a primeira.

Esse método é essencial os cuidados de certificar de que a explicação possui bases teóricas sólidas, aplicarem á situação particular analisada e estabelecer relação entre as aplicações e as premissas, o que constitui o ponto central do método.

Método Hipotético Dedutivo consiste na construção de uma hipótese que deve sersubmetidas aos mais diversos testes possíveis, para ver quais hipóteses sobrevivem como mais aptas na luta pela vida, resistindo, ás tentativas de contrapor e falseamento.
Para Karl Raymund Popper, formulados do método hipotético-dedutivo, seus passos são: (sistematizado por Lakatos e Marconi).
• Aparecimento do problema, normalmente em função de conflitos entre expectativas e teorias.• Hipótese sobre possível explicação nova, com a dedução de proposição serem detectadas.
• Testes de falseamento, por meios de experiências e a observação, as hipótese refutadas deverão ser reformuladas e testadas novamente. Se forem confirmadas, serão consideradas provisoriamente válidas.


Fluxograma detalhando os passos do método, proposto por Popper:Método Positivista enfatiza que a ciência constitui a única fonte de conhecimento, estabelecendo forte distinção de métodos e valores, é um método geral de raciocínio com dedução, indução, observação, experiência, comparação, analogia e outros. Seus principais representantes são Comte e Durkheim,eles acreditam que a sociedade pode ser analisada damesma forma que a natureza.No Brasil,temos fortes influências do positivismo,assim como,a frase “Ordem e Progresso”,em nossa bandeira nacional,que foi tirada da formula máxima do positivismo,”O amor por principio,a ordem por base,o progresso por fim”.Essa frase tenta passar a imagem de que cada coisa tem seu devido lugar,para a perfeita orientação ética da vida social.
Comte propôs osseguintes passos:

• Observação objetiva dos fenômenos é preciso que o sujeito que produz o conhecimento coloque um limite entre ele e o objeto de estudo
• Valorização exclusiva do fenômeno, ou seja, que somente pode ser conhecido por meio da observação e da experiência.
• Segmentação da realidade significa que a compreensão de que a totalidade ocorre por meio da compreensão das partes...
tracking img