Metodos anticonceptivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia em Saúde

Métodos Contraceptivos

Os Métodos contraceptivos são processos que permitem reduzir as hipóteses de ocorrer uma gravidez não desejada e prevenir a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Qualquer pessoa que tenha iniciado a sua vida sexual e que não deseje engravidar deve utilizar métodos contraceptivos.
Existe uma grande diversidade de métodoscontraceptivos que têm vindo a melhorar em termos de eficácia e comodidade ao longo do tempo e a escolha de qual utilizar deve ser feita com o auxilio de um médico.
Nenhum metodo contraceptivo é o mais adequado para todas as mulheres ou homens, de todas as idades e em todas as situações. O seu médico pode pode ajudá-lo a decidir o método mais apropriado de acordo com a idade, frequência de actividadesexual, da nossa saúde, necessidades morais e reprodutivas.
É importante participar em consultas de planeamento familiar para determinar juntamente com o seu medico o método mais adequado às suas necessidades, à sua idade e ao seu estado de saúde, nas diferentes fases da sua vida fértil.
É necessário ter em atenção que, qualquer que seja o método escolhido, só resultará se for utilizadocorrectamente.
Os métodos contraceptivos existentes podem ser classificados em reversíveis e irreversíveis. Os métodos contraceptivos reversiveis podem ser naturais ou não naturais e dentro dos não naturais existem os métodos mecânicos e químicos.
Os metodos contraceptivos ainda podem ser classificados como reversiveis e irreversiveis. Os métodos contraceptivos reversivos são métodos que ao deixarem deser utilizados permitem uma gravidez.
Os métodos contraceptivos irreversíveis destinam-se a casais que não desejam ter filhos uma vez que são praticamente irreversíveis. A sua eficácia é quase total e exigem uma intervenção cirúrgica.

Mecânicos

Os métodos contraceptivos mecânicos são dispositivos que impedem a fecundação e nidação impossibilitando o encontro dos gâmetas e a fecundação doovo.
Os métodos contraceptivos mecânicos são métodos que impedem que o espermatozóide encontre o óvulo por obstáculos físicos, como o preservativo, o diafragma ou o DIU. Os cirurgicos são os que envolvem uma cirurgia que evitará definitivamente a fecundação. Nos homens faz-se a vasectomia, pequeno corte nos canais deferentes que impede que os espermatozóides passem dos testículos para a uretra, enas faz-se a laqueação das trompas, um corte e sutura das trompas de falópio que impedirão os espermatozóides de alcançar o óvulo.

Métodos Contraceptivos Mecânicos

Diafragma Contraceptivo
Dispositivo Intra Uterino
Laqueação de Trompas
Preservativo
Preservativo Feminino
Vasectomia

Diafragma Contraceptivo

O diafragma é um método contraceptivo constituído por uma capa de borrachaflexível que se introduz na vagina de modo a que o colo do útero fique tapado. Assim o diagrama actua como uma barreira física que impede a entrada de espermatozóides no útero.
O diafragma tem diversos tamanhos que variam de 5 a 10,5 cm. O ginecologista mede, com anéis medidores, o tamanho adequado para cada paciente. É papel do médico orientar a paciente quanto a correcta colocação e remoção dodiafragma.
Este método contraceptivo deve ser utilizado juntamente com um espermicida, para aumentar a sua eficácia. Deve ser colocado até cinco horas antes da relação sexual e deve permanecer colocado nas 6 a 8 horas seguintes.
A grande vantagem deste metodo contraceptivo para a mulher é que não tem efeitos secundários. Para a aquisição do diafragma, a mulher deve fazer uma consulta de planeamentofamiliar ou ir ao seu ginecologia para se determinar quais são as dimensões do diafragma adequadas para a sua constituição física e para aprender como o colocar de forma correcta e como fazer a sua manutenção.
O diafragma raramente apresenta problemas secundários. Estes, quando surgem, podem estar relacionados com reacções alérgicas ao espermicida, más condições de higiene ou ao tamanho da...
tracking img