Metodos anticoncepcionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos Contraceptivos


|
Durante séculos, este tem sido objeto de interesse e preocupação, com crescentes e constantes avanços tecnológicos. Mas, infelizmente, ainda não existe um método anticoncepcional perfeito, que seja totalmente inofensivo e eficaz, prontamente reversível, de fácil uso e barato, e sem interferência alguma na relação sexual.
Apresentamos um resumo dos principaismétodos anticoncepcionais existentes e suas classificações:
Métodos Comportamentais;
Métodos de barreiras química ou mecânica;
Dispositivos intrauterinos (DIU);
Métodos Tradicionais:
Métodos Hormonais;
Métodos Cirúrgicos.

Métodos comportamentais
– Método tabelinha
O que é o método?
Conhecida como controle natural da natalidade, método ritimico ou método Ogino-Knaus, faz parte dosmétodos comportamentais. A tabelinha é muito interessante para aprendizagem do funcionamento do corpo, mas não previne as doenças sexualmente transmissíveis (DST), é o método contraceptivo mais tradicional.

Pra que serve?
O método tem como fundamento a observação dos eventos biológicos que envolvem o aparelho reprodutor feminino. Portanto, aplicando-se o método da tabelinha, é possível estimarperíodos para relações sexuais nas quais se deseja engravidar, bem como períodos em que se deseja evitar a gravidez.

Como utilizá-lo?
O método consiste em evitar fazer ou não sexo durante o período fértil - os dias mais prováveis da ovulação. Para identificá-lo, é necessário saber que a menstruação ocorre 14 dias depois da ovulação. Deve-se observar o ciclo menstrual por seis meses, durante osquais se anotam as datas do início e do término de cada menstruação. A seguir, conta-se o número de dias entre o primeiro dia de menstruação até a véspera do início da menstruação seguinte. O total de dias constitui o ciclo menstrual. Depois, é preciso comparar os 6 ciclos para determinar o período fértil.
Como a grande maioria dos ciclos variam entre 28 e 31 dias, do 14º ao 16º dia são os diasmais férteis.
Num ciclo regular de 28 dias conta-se como 1° dia de regra. Os oito primeiros dias do ciclo (incluindo os dias de menstruarão) são considerados ‘’dias inférteis’’. Os dias férteis são os dias entre o 9° e o 21° do ciclo.
Os nove dias anteriores à menstruação seguinte também são considerados seguros.

– Método Muco

O que é o método?
O muco é uma substância gelatinosa, produzidapelas glândulas do colo do útero que sofre alterações ao longo do ciclo menstrual. Na altura da ovulação adquire uma aparência de clara de ovo com grande elasticidade. Este muco facilita a entrada de espermatozoides no útero.
Normalmente, o colo uterino está tapado por uma mucosidade espessa, o muco, que serve de barreira para impedir que elementos estranhos penetrem na vagina e possam entrar nacavidade uterina, provocando infecções. Se continuasse tapado durante todo o ciclo menstrual, também os espermatozoides não poderiam penetrar e progredir com facilidade e seria difícil que se verificasse uma gravidez. Para evitar esta situação, o organismo dispõe dum sistema hormonal, que faz com que uns dias antes da ovulação essa mucosidade espessa se fluidifique.
Pra que serve?
Este métododo muco é mais usado para conseguir a gravidez do que propriamente para preveni-la. No entanto, convém referir que há quem tente utilizar este método como contraceptivo apesar da dificuldade de sucesso.

Como utiliza-lo?
Logo após a menstruação, a vagina fica bem seca. Durante o ciclo menstrual, as glândulas do colo do útero começam a secretar o muco.
A mulher pode observar esse muco everificar sua elasticidade.
Após essa observação, a regra é evitar as relações no período em que existe esse muco e três dias após ele sumir completamente.


Ducha Pós Coital

|
O que é o método?
Consiste numa ducha vaginal imediatamente após o coito, É um método anticoncepcional geralmente pouco divulgado, de eficácia ainda duvidosa.

Pra que serve?
Consegue eliminar boa parte dos...
tracking img