Metodos anticoncepcionais

Centro Educacional SESI 087

Sistema reprodutor

Allyne Alves de Melo – 01
Ana Carolina de Aguiar Gonçalves – 02
Leonardo Viana – 22
Professora Edinéia – Ciências – 8ª série C.
Outubro/ 2012Sumário
Conteúdo
Sumário 2
Introdução 3
Métodos anticoncepcionais 4
Métodos de barreira: 4
Conclusão 5
Bibliografia 6

Introdução

Métodos anticoncepcionais

A prevenção dagestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para início das relações sexuais estádiminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas.
Os métodos contraceptivos podem ser divididos didaticamente em: comportamentais, de barreira, dispositivointra-uterino (DIU), métodos hormonais e cirúrgicos.
A escolha do método contraceptivo deve ser sempre personalizada levando-se em conta fatores como idade, números de filhos, compreensão e tolerância aométodo, desejo de procriação futura e a presença de doenças crônicas que possam agravar-se com o uso de determinado método. Como todos os métodos têm suas limitações, é importante que saibamos quais sãoelas, para que eventualmente possamos optar por um dos métodos. Todavia, na orientação sobre os métodos anticoncepcionais deve ser destacada a necessidade da dupla proteção (contracepção e prevençãoas DST e HIV/AIDS), mostrando a importância dos métodos de barreira, como os preservativos masculinos ou femininos.
Métodos de barreira

Estes métodos impedem a ascensão dos espermatozóides aoútero, sendo fundamentais na prevenção das DST e AIDS. Junto com a pílula anticoncepcional e o coito interrompido, são os métodos não definitivos mais utilizados.
* Camisinha masculina: quase todasas pessoas podem usar; protege contra doenças sexualmente transmissíveis, inclusive AIDS; previne doenças do colo uterino; não faz mal a saúde; é de fácil acesso.
O condom masculino é um...
tracking img