Metodologoia como pesquisa - pedro demo

694 palavras 3 páginas
A metodologia como pesquisa
· Metodologia como pesquisa significa a produção crítica e autocrítica de caminhos alternativos, bem como a inquirição sobre os caminhos vigentes e passados
Entendendo assim, o autor enumera o que deve ser considerado enquanto preocupações ao se desenvolver um método
1. A metodologia questiona a cientificidade da produção científica(existem criterios de cientificidade normalmente citados na literatura científica como o objeto de estudo bem definido, a objetivação - tentativa de conhecer a realidade sem mistura-la com ideologias, a coerencia, dentre outros)
2. Questiona-se a construção do objeto científico - desvendar realidade que está por tras da opção metodologica
3. Estuda-se as abordagen clássicas e alternativas(empirismo, positivismo, dialética,estruturalismo, sistematismo, participativa, etc) e sobre elas o autor informa que se debruçará mais especificamente em outro momento, mas propoe que se analise algumas caracteristicas gerais.
4. A metodologia dedica-se a afeiçoes metodologicas, a análise minuciosa de uma determinada produção cientifica e propõe algumas questões a serem levantadas para tal;
A criatividade socializada
Existe dificuldade em evitar cair na obsessao normativista e se entender o metodo enquanto potenciação do inventivo. "[...]Para desprezar as regras, é mister dominá-las"(p.63)
O autor tenta interpretar essa limitação cientifica partindo da constatação de que a sociedade é uma norma, e, sendo a ciencia fruto do desenvolvimento da sociedade, uma produção social, também esta é uma norma.
Nesse sentido, a formação cientifica esta relacionada a uma espectativa de assimilação e reprodução de regras de conduta cientifica.
A partir dessa afirmação Demo utiliza o filósofo e educador McLuhan para fazer uma crítica à forma como se desenvolve a relação entre aluno, professor e disciplinas. Para Luhan “a máquina escolar é feita para garantir uma plateia dócil ao professor.” Estando os alunos obrigados a cumprir um

Relacionados