Metodologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
NÚCLEO DE DISCIPLINAS COMPLEMENTARES – NDC
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

METODOLOGIA DO PROJETO DE PESQUISA

Sobral, 2011

IMPACTO DAATIVIDADE FISICA E ESPORTE SOBRE O CRESCIMENTO E PUBERDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Atividade nº 08, válida como nota parcial da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico do cursoBacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
Professor:

Sobral, 2011

Metodologia

Artigos científicos publicados nos últimos 20 anos abordando a associação deesportes e atividade física ao crescimento e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes foram pesquisados através dos bancos de dados Medline/PubMed e Lilacs/Bireme. Na pesquisa bibliográficaforam utilizados os seguintes unitermos em várias combinações: “sports”, “exercice”, “athlete”, “child”, “adolescent” e “bone mineralization”.
A pesquisa bibliográfica incluiu consensos,editoriais, estudos de corte, estudos transversais, de revisão, casos-controle e ensaios clínicos escritos nas línguas inglesa, portuguesa ou espanhola. Os artigos foram inicialmente selecionados por meiode seus títulos e resumos. O desfecho desejado era o impacto de atividades físicas e esportes sobre o crescimento, desenvolvimento e mineralização óssea de crianças e adolescentes. Após a leiturado resumo, os artigos selecionados foram obtidos através do Portal de Periódico da Capes ou nas Bibliotecas da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do HospitalSão Rafael. Os artigos não obtidos por essas fontes foram solicitados à Bireme. Foram excluídos da revisão estudos não relacionados à faixa etária pediátrica ou a adolescentes, não escritos nosidiomas selecionados, artigos sem resumo ou cujo título não estivesse relacionado aos objetivos da revisão. De um total de 252 artigos, 48 preencheram os critérios de inclusão.

Referencias:...
tracking img