METODOLOGIAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE DESENVOLVIMENTO TURISTICO MUNICIPAL

2538 palavras 11 páginas
METODOLOGIAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE DESENVOLVIMENTO TURISTICO MUNICIPAL

O planejamento do turismo é uma tarefa árdua, e pode-se observar este fato considerando dois aspectos, em primeiro lugar o próprio objeto do planejamento de difícil definição e apreensão e segundo por que planejar significa prever de alguma forma o que irá acontecer no futuro.

O turismo tem contribuído para estreitar as distâncias entre as diversas partes do globo, e ao mesmo tempo para aumentar a consciência global, devido aos grandes avanços tecnológicos, que proporcionaram um fluxo cada vez maior e mais intensos de pessoas, de um lado a outro do planeta.

Assim, diferentes povos através da atividade turística, passaram a compreender o lugar que ocupam no mundo e a ligação que possuem uns aos outros. Esse fluxo de viajantes tem provocado mudanças econômicas, sociais, culturais e ambientais significativas que se não bem dimensionadas, podem tornar o turismo um problema para as comunidades receptoras, provocando a destruição dos modos de vida e principalmente do meio ambiente que o rodeia.

A atividade começou a ser estudada e analisada devido ao grande impacto que trouxe para a economia de muitos países, gerando divisas, criando empregos, aproveitando recursos naturais e contribuindo também para a valorização de muitos patrimônios que já não conseguiam se manter sem o fluxo de turistas. Percebe-se assim o grande poder de impacto da atividade.

Por esse motivo se percebe a grande necessidade de planejamento. Para Ruschmann (2004), o planejamento do turismo “é o processo que tem como finalidade ordenar as ações humanas sobre uma localidade turística, bem como direcionar a construção de equipamentos e facilidades, de forma adequada, evitando efeitos negativos nos recursos que possam destruir ou afetar sua atratividade… é um instrumento de seleção de prioridades”.

Conforme afirma também Braga 2007, o planejamento turístico é o processo de avaliação do núcleo receptor, da

Relacionados

  • Tensões, embates e conflitos em torno da apropriação e usos da natureza na região da lagoa de ibiraquera entre os municípios de garopaba e imbituba (sc)
    63998 palavras | 256 páginas
  • manual constitucional
    88034 palavras | 353 páginas
  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas