Metodologias de ensino dos professores de ciências biológicas aplicadas à educação de jovens e adultos na modalidade presencial nas escolas da 21ª gre da rede estadual de educação no município de teresina-pi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Com o objetivo de atender as necessidades do público não alfabetizado, o Brasil vem promovendo diversas políticas públicas de combate ao analfabetismo. Devido à existência de grande quantidade de pessoas não alfabetizadas, o governo e a sociedade promovem diversas ações visando alcançar sucesso na alfabetização de jovens e adultos com o objetivo de erradicar o analfabetismo em nossopaís.
Também com o intuito de erradicar o analfabetismo, a Organização das Nações Unidas proclamou em 2003 a década da alfabetização, que se encerra neste ano de 2012. Durante esse período foram promovidas diversas ações para assegurar o direito das pessoas a terem acesso ao ensino, melhorando suas condições de vida e tendo uma participação efetiva junto à sociedade.
Neste contexto, a EJA,apresentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96) como uma modalidade de ensino, tem a necessidade de atingir sua função: “reparadora, equalizadora e qualificadora”, pois apesar de os motivos pelos quais as pessoas ingressam na EJA serem variados, o objetivo dos que procuram esta modalidade de ensino é comum: a busca pela garantia do direito a educação e ao plenodesenvolvimento da cidadania.
Diante desse pressuposto, consideram-se as ações pedagógicas utilizadas pelos professores de grande relevância no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que a metodologia de ensino desenvolvida pelo professor contribuirá efetivamente para o sucesso deste processo.
No entanto, para efetivarmos uma educação comprometida com a realidade do aluno, preparando-opara a vida e para o mercado do trabalho, faz-se necessário um modelo de Educação que possibilite ao aluno ser capaz de desenvolver sua leitura de mundo, mediado pelo professor. Nesse sentido, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Brasil (2006, P.27) esclarece que: “A educação de jovens e adultos vem caminhando na direção de uma educaçãodemocrática e libertadora, comprometida com a realidade social, econômica e cultural dos mais pobres”. Diante desse pressuposto, faz-se necessário que o educador da EJA tenha muito claro os desafios de seu papel, na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres dotando-os de capacidade argumentativa para que possam enfrentar de frente os desafios do cotidiano.
Para que se consigaalcançar esse objetivo, é de vital importância que a formação dos educadores apresente elementos suficientes que qualifique esses profissionais para atuar nessa modalidade de ensino, tornando-os aptos a desenvolver, no seu cotidiano, praticas pedagógica que alcancem as finalidades da educação básica.

O QUE É A EJA

Para a LDBEN nº 9394/96, Artigo (Art.) 37, a educação de jovens e adultos, éuma modalidade da educação básica “destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Além da elevação do nível de escolaridade da população, segundo o Art. 22 da LDBEN nº 9394/96, a EJA tem como finalidade o desenvolvimento da autonomia dos educandos, a sua preparação para o mundo do trabalho e para o prosseguimento nos estudos,assim como o compromisso com a formação humana dos mesmos.
Essa modalidade de ensino tem como público indivíduos de diversas faixas etárias e situações socioeconômicas e culturais, que na sua maioria já se encontram inseridos no mercado de trabalho, motivo que os levou a ingressar na EJA. Por esse motivo, é de competência da EJA, levar em consideração o perfil dos alunos bem como seu ritmo deaprendizagem, garantindo assim o cumprimento das suas funções básicas.
Para Brasil (2000, p.7-8), a função reparadora não se refere apenas ao restabelecimento de um direito negado, mas uma forma de assegurar o direito a uma educação com a mesma qualidade do ensino regular. Já a função equalizadora, visa oferecer igualdade de oportunidades possibilitando, aos alunos, a inserção e permanência no...
tracking img