Metodologias de ensino dos professores de ciências biológicas aplicadas à educação de jovens e adultos na modalidade presencial nas escolas da 21ª gre da rede estadual de educação no município de teresina-pi

1078 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Com o objetivo de atender as necessidades do público não alfabetizado, o Brasil vem promovendo diversas políticas públicas de combate ao analfabetismo. Devido à existência de grande quantidade de pessoas não alfabetizadas, o governo e a sociedade promovem diversas ações visando alcançar sucesso na alfabetização de jovens e adultos com o objetivo de erradicar o analfabetismo em nosso país.
Também com o intuito de erradicar o analfabetismo, a Organização das Nações Unidas proclamou em 2003 a década da alfabetização, que se encerra neste ano de 2012. Durante esse período foram promovidas diversas ações para assegurar o direito das pessoas a terem acesso ao ensino, melhorando suas condições de vida e tendo uma participação efetiva junto à sociedade.
Neste contexto, a EJA, apresentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96) como uma modalidade de ensino, tem a necessidade de atingir sua função: “reparadora, equalizadora e qualificadora”, pois apesar de os motivos pelos quais as pessoas ingressam na EJA serem variados, o objetivo dos que procuram esta modalidade de ensino é comum: a busca pela garantia do direito a educação e ao pleno desenvolvimento da cidadania.
Diante desse pressuposto, consideram-se as ações pedagógicas utilizadas pelos professores de grande relevância no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que a metodologia de ensino desenvolvida pelo professor contribuirá efetivamente para o sucesso deste processo.
No entanto, para efetivarmos uma educação comprometida com a realidade do aluno, preparando-o para a vida e para o mercado do trabalho, faz-se necessário um modelo de Educação que possibilite ao aluno ser capaz de desenvolver sua leitura de mundo, mediado pelo professor. Nesse sentido, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Brasil (2006, P.27) esclarece que: “A educação de jovens e adultos vem caminhando na direção de uma educação

Relacionados