Metodologiaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Explique sobre instrumento metódico de indução, segundo Francis Bacon. Segundo Francis Bacon o conhecimento se distingui em conhecimento vulgar ou popular, adquiridoatravés de forma tradicional e com o passar do tempo, o conhecimento cientifico é aquele adquirido através do estudo, apuração e constatação no intuito de explicar demodo racional aquilo que se está observando. Francis Bacon distinguiu o conhecimento científico e outros tipos de conhecimento, defendeu o método científico e o uso doconhecimento para aumentar os bens do homem.
2. Em sua Obra “Novum Organum”, Francis Bacon expõe preocupação com ‘análise com base em falsas noções (ídolos)’. Explique.Em sua obra Novum Organum, Francis Bacon se preocupou primeiramente com a análise de falsas noções ou ídolos que se demonstram responsáveis pelos erros cometidos pelaciência ou pelos homens que dizem fazer ciência. É um dos aspectos mais fascinantes e de interesse constante na filosofia de Francis Bacon. Ele classificou esses ídolos emquatro grupos.
i. Da caverna (alusão a Platão): É um Resultado da própria educação e da pressão dos costumes. Há, obviamente, uma alusão à alegoria da caverna platônica;ii. Do foro:
O filósofo entende que as relações sociais, com seu jogo de palavras que dissimulam o embate das forças sociais declaradas e subliminares, tambémcorrompem o entendimento e clareza da ciência e do saber em todos os campos do conhecimento; (A linguagem, por sua condição simbólica, e também manipulada por dominação declasse, não define os objetos a que pretende pertencer. Há um distanciamento da ciência objetiva);
Responda as questões abaixo: Alex Rodrigues de Farias
613164822 Botafogo
tracking img