Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

01 – INTRODUÇÃO

02 - ÉTICA E DIREITO

02 - ÉTICA PROFISSIONAL

05 - A ÉTICA DOS ADVOGADOS

07 - A ÉTICA DOS MAGISTRADOS

08 - A ÉTICA PROCESSUAL

08 - ALTERAÇÕES PROCESSUAIS

10 - DO PRINCÍPIO DA LEALDADE PROCESSUAL

12 - CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Ética, do latim ethica, é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do pontode vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. 1
O estudo da ética pode ser fracionado em diversos itens, todavia, tendo em vista o objetivo deste trabalho, analisaremos a ética profissional e processual de todos os  partícipes interligados às demandas judiciais.
Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Tarefa difícil deentender é uma pessoa sendo ética para si mesma, pois a pessoa ética assim o é perante a sociedade.
Para ARISTÓTELES – “o homem, quando ético, é o melhor dos animais; mas, separado da lei e da justiça, é o pior de todos”.
Viver com ética é viver em conformidade com a Justiça.
Ética é um posicionamento, que visa um estilo de vida harmônico em conjunto com a sociedade.       
Através da ética épossível gerenciar as agruras da vida e os conflitos da sociedade.
A ética aristotélica propõe a superação do conflito pela prática das virtudes morais que, aos poucos, subordina a paixão à razão. Quando isso acontece, o homem torna-se senhor de si mesmo.
Um dos objetivos centrais da ética é a busca na superação dos conflitos inerentes ao ser humano e à sociedade, bem como dimensionar oscomportamentos pessoais e coletivos na edificação de uma sociedade justa.
Em linhas gerais, a ética é a busca incessante do bem humano, sendo que a ausência de ética é uma das causas da ruptura da estrutura da sociedade.
            Enfrentamos hodiernamente um colapso de ausência de ética, seja ela na área política, jurídica, econômica etc.

ÉTICA E DIREITO

            O direito encontra guaridano plano da ética, referindo-se a toda a problemática da conduta humana, subordinada a normas de caráter obrigatório.
Para Miguel Reale:
“analisando o problema da Ética, entendida como doutrina do valor do bem da conduta humana que o visa realizar, é preciso saber que ela não é senão uma das formas de atualização ou experiência de valores, ou, por outras palavras, um dos aspectos da Axiologia ouTeoria dos Valores, que constitui uma das esferas autônomas de problemas postos pela pesquisa ontognoseológica, pois o ato de reconhecer já implica o problema do valor daquilo que se conhece.”
Explicita Reale que a meta da ética é dada pelo valor do bem que pode ser de cunho moral, religioso, jurídico, econômico, estético etc., desde que posto como razão essencial do agir.
O Direito, entendidocomo fenômeno cultural, ou seja, como realidade referida a valores, tem por compromisso permanente e incessante a busca da segurança jurídica, da utilidade social (bem comum) e da justiça.  A Justiça é o centro da reflexão ética.
É estreita a vinculação entre a ética e o direito. Sempre que a moral de um povo decai, tem o legislador de acorrer, imediatamente, a consolidar a moral, transformandoos deveres éticos em obrigações jurídicas e as proibições éticas em proibições jurídicas.
Hoje, quando estudamos a ética, na verdade estamos estudando conceitos referentes ao direito natural. Fundamentalmente, é o direito natural, ou seja, aquele direito que diz respeito a cada um dos seres humanos, que o Estado não pode criar e, no máximo, pode reconhecer. E cada vez que o Estado violenta essedireito, que é inerente a cada ser humano, ele está sendo violento. 6
As normas éticas existem de acordo com as finalidades da ação.
O problema da ética está nisso: o homem é um ser que age em função de fins. Um ato se reveste de moralidade quando praticado com a intenção moral, com respeito à lei moral. Agir com a consciência do dever é agir eticamente.
Considerando que, na maioria dos casos,...
tracking img