Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Através desta pesquisa poderemos identificar os fatores associados à violência domestica contra gestantes, prevalência e fatores associados.

Métodos: Foram entrevistadas 1.379 gestantes usuárias do sistema único de saúde acompanhada em unidades básicas de saúde no município de Campinas SP. Foram analisadas a primeira e a segunda entrevista de um estudo de coorte, aplicando sequestionário estruturado sobre vidência domestica validada no Brasil, de julho de 2004 a 2006 foram realizadas analise descritiva e regressão logística múltipla dos dados.

Pag. 878
“A violência contra mulher é amplamente reconhecida como grave problema de saúde publica.”
(Rev. Saúde Publica 2008, pag.878)
Estudo multicêntrico sobre violência domestica coordenado pela organização mundialda saúde (OMS) constou que a prevalência de violência perpetrada por parceiro intima em algum momento da vida variam entre 15% no Japão a 71% na Etiópia e no ultimo ano a prevalência física/sexual foi de 4% A 54% respectivamente.
Gestantes não estão livres da violência domestica, em revisão de literatura foram observadas prevalências de 0,9% a 20,1%. Alguma situação de vida da mulher tem sidodescritas como fatores associados à violência domestica, baixo nível sócio econômico, baixo nível de suporte social raça (etnia) negra e jovem. Em relação a historia produtiva da mulher, foram observados: idade da primeira relação sexual antes dos 19 anos, gravides não planejada, recusa do uso de preservativo pelo parceiro e uso de drogas licitas e ilícitas. Gestantes que presenciaram ou sofreramviolência quando jovens são mais suscetíveis a sofrer violência durante a gestação. A violência durante o período gestacional pode trazer consequências graves para saúde da mulher entre elas hemorragia e interrupção da gravidez.
Pag. 879
Após levantamento bibliográfico, constatou-se a importância de se investigar histórico de violência presenciada ou sofrida na adolescência assim, pois foramperguntadas as entrevistadas.
“Antes dos quinze anos a senhora sofreu algum tipo de agressão física por familiar? Antes dos quinze anos a senhora se lembra de se alguém tocou na senhora sexualmente ou obrigou-a á alguma atividade sexual que a senhora não queria?”
O questionário incluiu variáveis relacionadas à: Características demográficas e sócio econômicas de gestante e do parceiro intimo, historiareprodutiva materna e situação da gravides atual, situação do pós-parto e alimentação infantil, tabagismo, consumo de álcool e drogas ilícitas pelo parceiro intimo. Parceiro intimo foi considerado o marido/companheiro, namorado ou pai da criança que mulher estava gerando com o qual mantia relação sexual.
As gestantes foram incluídas no estudo entre julho de 2004 e 2006 quando compareciam asunidades básicas de saúde para atendimento de pré-natal. Nesta ocasião eram convidadas a participar, informadas sobre os objetivos e os procedimentos do estudo, bem como solicitada a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. No caso de gestante igual ou inferior a 18 anos e legalmente dependente dos pais ou responsável, esse termo era assinado por ela ou pelo responsável.
Foi realizadasomente uma entrevista com gestantes com idade gestacional com idade superior a 28 semanas ou até 28 semanas que tenham relatado na primeira entrevista ter sofrido violência física e ou sexual na gestação atual. Foram realizadas duas entrevistas com as gestantes com até 28 semanas de gestação e que não haviam relatado na primeira entrevista qualquer episodio de violência física e ou sexual durantea atual gestação.
A realização de mais de uma entrevista durante o pré-natal e principalmente no ultimo trimestre de gestação foi realizada com objetivo de minimizar as respostas falsas, negativas e verificar nas gestantes entrevistadas nos primeiros trimestres da gravidez eventos de violência que ocorrem após a primeira entrevista. Durante todo o período de coleta de dados foram feitas...
tracking img