Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITO DO ENVELHECIMENTO E DO SEXO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLICA E DIASTÓLICA

Eliana Iora Schneider - 47003
Patrícia Dutra Hamilton - 47014


RESUMO
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das morbidades mais prevalentes na população, sendo sua incidência associada diretamente ao envelhecimento. A prática de exercícios físicos regulares aliada à alimentação adequada podecontribuir para o aumento da capacidade aeróbia e redução da gordura corporal e estes servem como fator primário no controle de doenças como a hipertensão, o diabetes e a obesidade. O objetivo do presente estudo foi analisar a diferença existente na pressão arterial de duas faixas etárias distintas e entre os diferentes sexos, levando em conta a prática de exercícios físicos e o índice de massacorpórea.
Palavras-chave: Hipertensão arterial sistêmica (HAS), pressão arterial, exercícios físicos, índice de massa corpórea (IMC) , idade, diferença entre homens e mulheres.

ABSTRACT
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das morbidades mais prevalentes na população, sendo sua incidência associada diretamente ao envelhecimento. A prática de exercícios físicos regulares aliada àalimentação adequada pode contribuir para o aumento da capacidade aeróbia e redução da gordura corporal e estes servem como fator primário no controle de doenças como a hipertensão, o diabetes e a obesidade. O objetivo do presente estudo foi analisar a diferença existente na pressão arterial de duas faixas etárias distintas e entre os diferentes sexos, levando em conta a prática de exercícios físicose o índice de massa corpórea (IMC).
High blood pressure (HBP) is one of the most prevalent morbidities in the population, its incidence has been directly associated with age. The practice of regular exercise combined with proper nutrition can help increase aerobic capacity and body fat reduction and these factors work as a primary factor in controlling diseases like hypertension, diabetes andobesity. The aim of this study was to analyze the difference in blood pressure in two different age groups and between sexes, taking into account the physical exercise and body mass index (BMI).
Keywords: High blood pressure (HBP), blood pressure, physical exercise, body mass index (BMI), age, differences between man and woman.



INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) éum problema de saúde pública por sua magnitude, risco, dificuldade de controle e por ser inicialmente silenciosa, podendo levar a desfechos desfavoráveis. Atinge cerca de 20% da população mundial adulta[1], em que se estima que essa prevalência possa também ser observada na população brasileira adulta. Nas pessoas com mais de 60 anos, a prevalência é de 60%[2].
As elevações da pressão sanguíneasão observadas durante o ciclo de vida. Com o envelhecimento, ocorrem alterações na anatomia e fisiologia cardiovascular, mesmo na ausência de doenças, que faz aumentar a prevalência de pressão sanguínea elevada.
A manifestação do processo de envelhecimento é variável entre os indivíduos, porém é consenso que com o aumento da idade ocorrem perdas progressivas da funcionalidade. Entre essasperdas está a atrofia muscular (sarcopenia), que pode levar uma pessoa a sofrer com diminuição da força, a arteriosclerose cujo resultado final é um endurecimento das artérias, diminuído a complacência grandes vasos e as alterações renais definitivas com a idade, o que resulta em uma regulação não tão eficiente da pressão arterial[3,4,5]. Esses sinais começam a se manifestar a partir da quarta décadade vida com uma taxa de perda de força de 1% ao ano e ocorrendo um acréscimo no percentual a cada década.
O aumento da pressão arterial está ligado não apenas a essas alterações fisiológicas ocorridas com o processo de envelhecimento, mas também ao estilo de vida que a pessoa vive e viveu, acreditando, assim, que essa possa ser prevenida.
A prevalência da hipertensão arterial, isto é,...
tracking img