Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sugestão de Fichamento:
1. Antes de iniciar a leitura do texto, anote, logo no início do seu documento, as referências bibliográficas de acordo com as normas ABNT. Se for livro de biblioteca,aproveite para anotar o número do Tombo. Assim, quando fizer a bibliografia do trabalho, já a terá pronta (no computador pode usar copiar – colar), e se precisar voltar à biblioteca, não terá que consultarnovamente a localização do livro.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. rev. eampl..São Paulo: Cortez,
2000. p. 53. destaque do autor.

2. Deixe um espaço embranco para fazer um pequeno resumo. (veremos adiante)
3. Comece a fazer as anotações.
No Fichamento não se anota tudo que está no livro, não reescrevemos. A ideia que deve organizar as anotações é amesma que utilizamos para as anotações em sala de aula. Ou seja, prestamos atenção na fala do professor e fazemos anotações pontuais das partes importantes. Se anotarmos “tudo” o que o professor disser,nos concentraremos mais na fidelidade da anotação do que em prestar atenção à exposição.
A anotação pode ser tópica, de pequenas frases, de conceitos-chave. Se copiar uma frase mais longa, nãoesqueça de utilizar aspas. Lembre-se: o Fichamento é a criação de um documento para consulta posterior. Assim, quanto mais informação tiver sobre o conteúdo do seu documento, melhor. Deixe claro o que é asua redação e o que é do “autor”.
Conforme for anotando, indique as páginas do documento original. Quando consultar o seu Fichamento poderá, no caso de dúvida, retomar rapidamente os pontos obscuros,não compreendidos ou fazer uma citação.
Ainda que gaste tempo para fazer as anotações, posteriormente ganhará um tempo muito maior, pois, ao invés de buscar na memória, ficar procurando em livros ouartigos, terá anotações já prontas para recorrer.
A outra vantagem do Fichamento é no processo de compreensão da leitura. Quando lemos um livro, um texto, um documento, sempre fazemos por partes....
tracking img