Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As bases neurobiológicas do transtorno
Obsessivo-compulsivo e da síndrome de Tourette
As bases neurobiológicas do transtorno
Obsessivo-compulsivo e da síndrome de Tourette
 O TOC caracteriza-sepor pensamentos obsessivos, geradores de ansiedade e angústia aos seus portadores. Estas pessoas se sentem obrigadas a realizar ações compulsivas em busca de alívio, mesmo que momentâneo, muitas vezescom a crença de que se o comportamento não for realizado, algum mal poderá ocorrer com ele ou a um ente querido.
 O pensamento obsessivo toma conta de sua mente de tal forma, que a pessoa sente-seobrigada a lavar as mãos repetida vezes, ainda que isso a machuque, até sentir-se aliviada.
 Por muitos anos o TOC foi considerado uma doença rara por profissionais especializados em saúde mental,porque apenas pequena minoria de seus pacientes queixava-se de sintomas compatíveis com essa condição.
 Porém acredita-se que muitas pessoas atormentadas pelo TOC, tentando esconder seus pensamentose comportamentos repetitivos, não procurem ajuda, o que leva os profissionais de saúde mental a subestimar o número de pessoas com essa doença.
 As pessoas com TOC geralmente tem considerávelconsciência do seu problema. Na maioria das vezes, elas sabem que seus pensamentos obsessivos são sem sentido ou exagerados, e que seus comportamentos compulsivos não são realmente necessários. Entretanto,tal conhecimento não é suficiente para libertá-las de sua doença.
 O TOC tende a persistir por muitos anos, até mesmo décadas. Os sintomas podem tornar-se menos graves de tempos em tempos, podendohaver longos intervalos com sintomas discretos. Em geral, o TOC é uma doença crônica.
 Não se atribui mais o TOC a comportamentos aprendidos na infância – por exemplo, ênfase excessiva em limpeza ou acrença de que certos pensamentos sejam perigosos ou inaceitáveis. Acredita-se que pessoas que desenvolvem TOC tenham uma predisposição biológica a reagir de forma acentuada ao “stress”.
  A...
tracking img