Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
PRÓ-REITORIA DE HUMANIDADES E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA

 
Rio de Janeiro
2012



A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA

 

Roteiro elaborado para pesquisa a ser desenvolvida sobre a importância da liderança.

 
Orientador: Renata Andreoni

Rio de Janeiro
2012
RESUMO
Atualmente as organizações são gerenciadas, maspouco lideradas. O estudo da liderança auxilia a identificar quem são os lideres, como agem e a diferenciar lideres de gerentes. Este artigo procura mostrar a importância de um líder efetivo dentro da organização. Entender o conceito de liderança, como deve ser aplicado para a especialização profissional e como deve ser a atuação de um líder. Um verdadeiro líder tem a grande responsabilidade deconduzir sua equipe com eficiência, alcançando assim os objetivos e resultados esperados dentro de uma organização.

PALAVRAS CHAVE: líder, liderança, organização e equipe.

INTRODUÇÃO 
Nosso artigo tem como objetivo demonstrar a diferença entre os conceitos de chefe, gerente e líder, também procuramos entender e esclarecer se existe o “jeito certo” de um líder atuar em uma organização.Basicamente podemos resumir que líderes são as pessoas que modificam e os gerentes apenas executam. As lideranças de hoje devem ser especializadas para atender as particularidades e a complexidade de cada negócio. Existe diferença entre liderança, chefia e gerência? O líder deve ter uma postura formal ou informal? Uma pessoa pode ter um estilo de liderança, desenvolvido a partir do próprio perfil doprofissional ou desenvolver as técnicas de liderança através do estudo e praticar os conceitos até se tornarem hábitos.
Existem vários estilos de liderança e não é possível destacar o conceito mais adequado. Todos os estilos de lideranças podem ser aplicados, desde que na situação correta. Para ser um bom líder é necessário entender todos os estilos de lideranças e saber aplicá-los quandonecessário. Individualmente temos aspirações, objetivos, preferências, personalidade, talento e habilidades. No entanto, quando construímos uma equipe de trabalho, o que se destaca pelas diferenças individuais, precisa de alguém no papel de líder para atingir o resultado esperado. Se um líder não estiver preparado para assumir todas as responsabilidades para administrar uma equipe, com certeza nem todos osprocessos serão realizados com eficiência, o que pode trazer sérios problemas para a empresa.

REFERENCIAL TEÓRICO
Conceito e estilo de Liderança
A liderança é uma forma de direção de uma pessoa com o seu grupo, baseado no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados. Haggai (1990, p. 20) diz que:
Liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de umgrupo, no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente beneficio que atendam as necessidades reais do grupo. (HAGGAI, 1990, p. 20) 
Para Drucker (1996, p. 1):
O líder tem que gerenciar a si próprio; conhecer as suas forças e colocá-las em beneficio dos bons propósitos. A liderança começa, não quando você estabelece regras para os outros, mas quando você traça regra muito exigente para sipróprio. (DRUCKER, 1996, p. 1).
Para Chiavenato (1992, p. 147) a liderança é definida como “uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos”.
A preocupação com a liderança é tão antiga como a história escrita.
A República de Platão constitui um bom exemplo dessas preocupações inicias aofalar da adequada educação e treinamentos dos líderes políticos. Onde existia aristocracia hereditária, cada homem é potencialmente um líder e a sociedade tem que conseguir ainda identificar e treinar adequadamente aquele homem que será capaz de conduzir suas instituições. (FEIDLER, 1967, p. 3)
Para Chiavenato (1992, p. 12) os três principais estilos básicos de liderança são:
Autoritário: A...
tracking img