Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas de metodologia cientifica

1- Para que os filósofos investigam o processo do conhecimento?

Cada teoria do conhecimento constitui, portanto uma reflexão filosófica com o objetivo deinvestigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, a extensão e o valor do conhecimento.

2- De acordo com a tese representacionista, qual seria a relação entre o conhecimento e arepresentação?

“Conhecer é representar cuidadosamente o que é exterior à mente”. É a interpretação de que o conhecimento é representação, isto é, uma “imagem” ou “reprodução” mental da coisa conhecida.Assim, de acordo com a noção representacionista do conhecimento, quando conhecemos, por exemplo, um pássaro, formamos uma representação, uma “imagem adequada” desse pássaro em nossa mente. Ex: pássaroazul.



3- Que elementos básicos se distinguem no processo do conhecimento? Explique cada um deles e sua relação.

Um sujeito conhecedor (nossa consciência, nossa mente) e um objeto conhecido(a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos)

Só haveria conhecimento se o sujeito conseguisse apreender o objeto, isto é, conseguisse representá-lo mentalmente.


4- Em que diferem idealismo erealismo?

De acordo com as teorias realistas do conhecimento, as percepções são reais, ou seja, correspondem de fato às características presentes nesses objetos, na realidade. Por exemplo: asformas e cores que o sujeito percebe no pássaro são cores e formas que o pássaro realmente tem em si.

Nas teorias idealistas do conhecimento, o sujeito é que predomina em relação ao objeto, isto é, apercepção da realidade é construída pelas nossas idéias, pela nossa consciência. Assim, os objetos seriam “construídos” de acordo com a capacidade de percepção do sujeito.


5- Que relação sepode estabelecer entre verdade (ou conhecimento verdadeiro) e representação?

A palavra verdade tem o sentido básico de uma correspondência entre o que se pensa ou se diz e a realidade que se quer...
tracking img