Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como Classificar as Pesquisas?
As pesquisas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Mas para que esta classificação seja coerente, é necessário definir previamente o critério adotado para classificação. Assim, é possível estabelecer múltiplos sistemas de classificação e defini-las segundo a área de conhecimentos, a finalidade, o nível de explicação e os métodos adotados.
Segundo a áreade conhecimento, trata-se de um sistema importante para definição de políticas de pesquisa e concessão de financiamento. Por essa razão é que em nível nacional adota-se a classificação elaborada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é a principal agência destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e á formação de recursos humanos para apesquisa no país.
Por finalidade, a classificação das pesquisas é a que estabelece duas grandes categorias. A primeira, pesquisa básica, reúne estudos que tem como propósito preencher uma lacuna no conhecimento. A segunda, pesquisa aplicada, abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas identificados no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem.
As pesquisas segundo seusobjetivos mais gerais podem ser classificadas em exploratórias, descritivas e explicativas.
Exploratória tem como propósito proporcionar o problema como visto a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Seu planejamento é bastante flexível. Em virtude dessa flexibilidade, torna-se difícil, na maioria dos casos, rotular os estudos exploratórios, mas é possível identificar pesquisasbibliográficas, estudos de caso e mesmo levantamento de campo que podem ser considerados estudos exploratórios.
As pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população. Podem ser descritivas as pesquisas que tem por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população. Também são pesquisas descritivas aquelas que visam descobrir a existência deassociações entre variáveis, como, por exemplo, as pesquisas eleitorais que indicam a relação entre referencia político-partidária e nível de rendimentos ou de escolaridade.
As pesquisas explicativas têm como finalidade explicar a razão, o porquê das coisas. Uma pesquisa explicativa pode ser a continuação de outra descritiva, posto que a identificação dos fatores que determinam um fenômeno exigeque este esteja suficientemente descrito e detalhado.
Segundo os métodos empregados, para que se possa avaliar a qualidade dos resultados de uma pesquisa, torna-se necessário saber como os dados foram obtidos, bem como os procedimentos adotados em sua análise e interpretação. Os ambientes em que ocorre a pesquisa são muito diversificados. Por isso, torna-se interessante classificá-las segundo oseu delineamento, que se entende o planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla.

Pesquisa bibliográfica
A pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado. Esta modalidade de pesquisa inclui material impresso, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos.
Praticamente toda pesquisa acadêmica poder caracterizado como pesquisabibliográfica. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente.
A pesquisa bibliográfica também é indispensável nos estudos históricos. Em muitas situações, não há outra maneira de conhecer os fatos passados se não com base em dados bibliográficos.

Pesquisadocumental
Fundamenta-se em material elaborado por autores com o propósito específico de ser lido por públicos específicos. A pesquisa documental vale-se de toda sorte de documentos, elaborados com finalidades diversas, tais como assentamento, autorização, comunicação etc.
O conceito de documento, por sua vez, é bastante amplo, já que este pode ser constituído por qualquer objeto capaz de...
tracking img