Metodologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSIS, Olney Queiroz; KÜMPEL, Vitor Frederico. Franz Boas. In: ______. Manual de Antropologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2011. Cap. 9, p. 81-109.

IX - FRANZ BOAS (1858-1942)

1.Antropologia no século XX
* “a partir do século XX a etnografia passa a ser parte inseparável da antropologia, na medida em que o próprio antropólogo toma para si a tarefa de colher informações,realizando o que se denomina pesquisa de campo ou trabalho de campo.” (p. 91).
* “um costume só tem significado se for relacionado ao contexto particular ao qual se insere, portanto, as histórias locais nãose enquadram em um padrão universal, motivo pela qual cada sociedade adquire o estatuto de totalidade autônoma.” (p. 91).
* “para Boas [...] o teórico e o observador [...] não podem contentar-seapenas em coletar materiais [...] deve procurar o que faz a unidade da cultura que se expressa através desses diferentes materiais.” (p. 92).
2. Etnografia
* No decorrer do século XIX há na Europa,pensamentos que apregoam a importância da preservação das sociedades “primitivas”.
* “algumas pessoas perceberam que a ação capitalista e religiosa provocaria o desaparecimento das culturas'primitivas' e comprometeria, de modo irreversível, os estudos antropológicos.” (p. 92).
* “A preocupação com o desaparecimento das culturas 'primitivas' fez com que alguns dos antropólogos se empenhassem natarefa de coletar e registrar o maior número possíveis de informações.” (p. 92).
* “Este trabalho, conhecido como etnografia (trabalho de campo), consiste basicamente na descrição dos costumes dospovos.” (p.92).
* “Franz Boas forneceu os princípios da pesquisa etnológica, [...] conhecidas como difusionismo e configuracionismo.” (p. 92).
* “é preciso anotar detalhadamente as diferentesversões de um mito, ou os mais diversos ingredientes da composição de um alimento.” (p.92).
2.1. Reconstrução da cultura
* “os mais amplos e mais importantes aspectos de cultura (linguagem, religião,...
tracking img