Metodologia e teoria do curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Divina Ferreira Lima / Teoria de Currículo e Sociedade– Teresina Ed. Gráfica do Povo, UFPI/CEAD, 2009. (Pág. 13 a 157).
Kelly ¹
UNIDADE 1 - Fundamentos Teóricos – Metodológica e Legal do Currículo.
Conceito de currículo pode-se dizer que o currículo se situa entre os princípios gerais definidos na proposta pedagógica e as formas de operacionalizar a teoria e a práticapedagógica. Primeiro, permitirá um mergulho nas idéias de autores, fontes que estamos bebendo para compor esta proposta. Segundo, as discussões aqui feitas estão fundamentadas também em experiências com o processo de ensino e aprendizagem, sempre pensando em como formar futuros educadores.
Pode-se dizer que o currículo se situa entre os princípios gerais definidos na proposta pedagógica e as formas deoperacionalizar a teoria e a prática pedagógica. Tem relação com o que é planejado pelo professor e a ação que ele desenvolve em sala de aula.
O conceito de currículo emergiu no contexto do processo de escolarização. Quando a atividade de ensino foi estendida à sociedade, houve a instalação as classes, em substituição à educação que era realizada no contexto familiar. Constitui-se em um roteirooficial de estruturação institucionalizada do processo de ensino e de aprendizagem docentes e discentes.
Somente a partir dos anos sessenta é que se intensificaram os estudos no campo da Sociologia, voltados para o currículo da formação de professores.
O currículo e a Cultura são temas que na teoria educacional estão de certo modo interligados. Nessa perspectiva, a educação e o currículo podem serconsiderados como um meio que a sociedade utiliza para transmitir sua cultura às gerações futuras.
O currículo é um termo polissêmico, porém não obscuro; possui vários significados distintos, variando conforme a cultura de cada sociedade.
Os fundamentos do currículo são considerados de grande importância para o desenvolvimento da educação de um modo mais geral e para isso é necessário consideraras seguintes dimensões do processo educativo: filosófico, sociológico, antropológico, psicológico e espiritual.
Em meio a essa onda de insatisfação social com a escola, surgiram novas teorias que rejeitavam a tendência curricular dominante. Entre os representantes dessas correntes não havia consenso. Os neomarxistas criticavam os humanistas por defenderem a base social e a experiência individual.Em função disso, torna-se necessário que o processo de elaboração do projeto curricular seja considerado como um momento crucial, visto que ele funcionará como um guia, como referencia no desenvolvimento da formação como um guia, como referencia no desenvolvimento da formação inicial e permanente do corpo docente, organização e planejamento do processo de ensino, elaboração do sistema deavaliação docente e discente, definição dos recursos didáticos, como garantia do sucesso do processo de ensino aprendizagem.
A escola precisa saber quais são os padrões de comportamento que influenciam os alunos, as forças econômicas, políticas e sociais atuantes, as formas de estrutura familiar existentes, as tensões sociais e as formas de comunicação.
Assim, o currículo é como uma carta de declaraçãode princípios gerais e de intenções, cuja “tradução operacional ocorre entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação, entre o que é preciso e o que realmente suadisse nas salas de aula” (Coll, 1999).
Podemos concluir que as propostas para a educação, inscritas na constituição de 1946, são as seguintes: a) – é de competência da União, elaborar a Lei de Diretrizese Bases da Educação Nacional, considerada uma lei federal; b) – a presença dos seguintes princípios: Filosóficos e Políticos (art. 166 e 1670, Administrativos (art. 168, 170, 171 e 172) e Financeiros (art. 169).



___________________________________________________________________
UNIDADE 2 – Concepções de Currículo e Planejamento Curricular.
Para definirmos o que seja uma teoria de...
tracking img