:Metodologia e Pesuqisa Cientifica em Ciências Sociais

294 palavras 2 páginas
O que é conhecimento?
Conhecimento é a relação entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. No processo do conhecimento, o sujeito se apropria do objeto conhecido. Se a apropriação é física, sensível, o conhecimento é sensível. Esse tipo de conhecimento acontece por meio dos cinco sentidos. Se a apropriação não é sensível, o conhecimento é intelectual. Muitas vezes essas duas formas de conhecimento ocorrem simultaneamente, é o que ocorre conosco, nos conhecemos, nossos sentidos nos informam por meio de imagens a cor de nossa pele, nosso cheiro, estatura, enfim, nossas características físicas, mas, será a mente, por meio de ideias que informará nossos pensamentos, maneira de agir, etc.
Através do conhecimento o homem entra nas diversas áreas da realidade para dela apossar-se, ou seja, o homem, pelo conhecimento, reconstituiu a realidade em sua mente. Assim sendo, entramos nos diversos tipos de “conhecimento”. São eles:
Conhecimento Popular, que é o conhecimento do povo, que nasce da experiência do dia-a-dia. Ex.: Uma criança conhece seus pais, fala a língua materna.
Conhecimento Científico, que é, por exemplo, a gramática portuguesa estuda a maneira correta de falar, enquanto o direito tem como objeto de estudo o ato que se pode, moralmente, cumprir ou exigir do outro.
Conhecimento Filosófico que, ao contrário das outras ciências que têm um campo de estudo bem determinado, se interessa não por um particular aspecto da realidade, mas por tudo, por todas as inúmeras questões que interessam a reflexão humana, iluminada pela razão e em busca das causas mais profundas, indo além dos dados próximos e experimentáveis.
Conhecimento Teológico, que se baseia nesta fé: Deus falou aos homens por meio de intermediários que transmitiram Sua

Relacionados