Metodologia xp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SUL BRASIL - FASUL
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO EXTREMA XP

TOLEDO – PR
2011

PROGRAMAÇÃO EXTREMA XP

Projeto apresentado como forma de aproveitamento parcial bimestral na disciplina de Engenharia de Software II, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Faculdade Sul Brasil - Fasul.
Orientador: Aroldo Costa.

TOLEDO – PR
2011Programação Extrema (XP)
O método Programação eXtrema (XP, do inglês eXtreming Programming) é uma proposta de desenvolvimento ágil e iterativa. O método XP propõe um processo leve, centrado no desenvolvimento iterativo e com a entrega constante de pequenas partes da funcionalidade do software. As partes devem ser incrementadas e requerem a melhoria constante do código (re-trabalho).
A possibilidade deentrega rápida do código é um dos fatores de sucesso do XP. Isto no entanto, apenas pode ser feito com o envolvimento constante do cliente que se torna um membro ativo da equipe de desenvolvimento. Esta é uma das características importantes para o método funcionar bem. No entanto, nem sempre o cliente está disponível para a participação ativa.
Uma das características importantes do XP é que nãoexiste um processo de design tradicional com a elaboração de modelos da arquitetura do software. O sistema é concebido a partir de uma metáfora e são descritos em estórias do usuário. Uma metáfora é a transposição de uma conceitualização do mundo real para o sistema a ser desenvolvido. Por exemplo, os programas de correio eletrônico foram construídos utilizando os conceitos de mensagem, caixa deentrada e caixa de saída. Cada mensagem possui remetente, destinatário, assunto e cópias carbono (cc). Este modelo conceitual reflete a forma como correspondências são enviadas nos escritórios e pelo sistema de correio dos Estados Unidos. A metáfora passa a ser fundamental para a elaboração das estórias de usuários.
O uso de cartões CRC (Classes, Responsabilidades e Colaborações) é recomendadode forma a permitir o design em equipe. Cartões CRC permitem a descrição dos conceitos identificados na metáfora na forma de classes. Responsabilidades são identificadas para cada classe. As colaborações determinam as interações entre classes. Os cartões permitem que o todo o time possa colaborar com o design.
Estórias de Usuários
A elaboração de estórias de usuário é uma das atividadesfundamentais no XP. As estórias de usuário descrevem cenários com situações de utilização que os envolvidos gostariam que o sistema em desenvolvimento viesse a oferecer. Elas deve devem ser escritas pelos próprios usuários. As estórias de usuário são semelhantes aos casos de uso da UML, mas não são a mesma coisa. A diferença é que elas não se limitam a descrever o processo de interação do usuário com osistema.
No XP, as estórias de usuário ocupam o lugar dos longos documentos de requisitos nos métodos tradicionais. Cada estória deve ser um texto escrito com aproximadamente 3 sentenças.
As estórias de usuário são a base para a criação de estimativas de tempo que serão utilizadas nas reuniões de planejamento de entregas (releases). O plano de entregas direciona todo o planejamento dodesenvolvimento e do plano de iterações para cada iteração individual. Cada estória deve levar de 2 a 3 semanas para ser implementada em uma iteração individual. Se levar mais do que isso, a estória precisa ser dividida em duas. Um número de 80 estórias aproximadamente é suficiente para definir um plano de entregas.
As estórias de usuário são também a base para a elaboração dos testes de aceitação. Umou mais testes de aceitação automatizados deve ser criados para verificar se o programa implementa a estória corretamente.
O envolvimento do usuário, portanto, como autor das estórias, é fundamental para a elaboração do plano de entregas e dos testes de aceitação em cada iteração de desenvolvimento.
Práticas de programação
O processo de programação tem como características a programação...
tracking img