Metodologia visual aplicada ao design de moda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Design de Moda: Sistematizar é Fundamental

O artigo defende de maneira prática e objetiva o uso de diretrizes metodológicas do design no desenvolvimento de produtos demoda/vestuário. Constata uma lacuna existente nos estudos e teorias no que diz respeito á elaboração de projetos, que na opinião da autora, deveriam ser muito mais abrangentes unindopensamentos e ações sistemáticas, utilizando os mecanismos metodológicos já existentes no curso de design, porém poucos usados na área de moda.
Pensar sistematicamentefacilita a organização das ideias durante o processo criativo, ajudando a tomar decisões no desenvolvimento e concepção do produto, tornando o profissional da área ainda maiscapacitado para lidar com eventuais variáveis que que possa surgir em um projeto. Unir reflexão e técnica seria o ideal nesse contexto.
A autora traspõe os conceitos projetuais dedesign de produto para a área de moda, fazendo suas análises baseada em diversos outros autores que tratam o assunto de maneira flexível, destaque especial a LOBACH, o qualsintetiza o processo de design em quatro etapas básicas: Preparação, Geração, Avaliação e Realização.
As ideias dos autores são então relacionadas, sintetizadas e estruturadas emforma de diagrama, construindo assim uma plataforma para elaboração de diretrizes metodológicas destinadas para o desenvolvimento de produtos de moda no âmbito acadêmico. Taisdiretrizes promovem a compreensão do raciocínio projetual, proporcionando o entendimento desde o início até a concepção do produto final, passando a entender fatores técnicos,econômicos, sociais, culturais, ergonômicos, antropológicos, ecológicos, mercadológicos e humanos. Sendo então de fundamental importância para a formação de um bom designer de moda.
tracking img