Metodologia publicitaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DISCIPLINA: Metodologia da pesquisa em Publicidade CURSO: Tecnológico em Produção Publicitária
1.1 Título da Pesquisa: O TRABALHO DO PUBLICITÁRIO NA SOCIEDADE DO CONSUMO.

1.2 Dados do Autor(a): Greusa Linhares Rodrigues Carvalho – Aluna cursando Tecnologia em Produção publicitária pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.

COLABORADORES EINSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS:
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

1.3 Orientador(es): Profª Drª Terezinha Bazé de LIma

1.4 Tipo(s) de Pesquisa(s):
( X ) BIBLIOGRÁFICA
( ) DESCRITIVA
( ) EXPERIMENTAL
( X ) EXPLORATÓRIA
( ) OUTRAS: CITAR

2. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO.


Este início do século coloca-nos diante de graves questões que nos impõem a necessidade derepensar as bases do tipo de sociedade que queremos. O espaço da liberdade reduz-se progressivamente a um ato de consumo e a democracia fica ameaçada pelo individualismo extremo e pela desagregação das sociedades política e civil. A pós-modernidade criou uma nova estrutura de castas - os incluídos e os excluídos . Aumentou a divisão ressurgiu o tribalismo e acelerou-se a perda do monopólio legítimo daviolência pelo Estado. A aplicação das idéias neoliberais veio acompanhada de um crescimento das turbulências internacionais e de uma inédita sucessão de crises econômicas e guerras localizadas. A informática tenta substituir a capacidade de julgamento humano e a nova linguagem universal é a impaciência e o arbítrio. O outro é transformado em inimigo. As grandes corporações apropriaram-se doespaço público e o transformaram em espaço publicitário. As instituições políticas tradicionais estão progressivamente incapacitadas de fornecer segurança a seus cidadãos, levando à polarização social e a um ambiente de incerteza que não favorece a articulação de uma ação coletiva, fazendo esvair o espaço de igualdade dos cidadãos em torno das instituições públicas. Diante dum cenário como esse comofica o trabalho do publicitário, numa sociedade de consumo, onde tal consumo muitas vezes é influenciado pela educação imposta pela mídia?
















HIPÓTESE

 O trabalho do publicitário pode influenciar a sociedade a consumir de acordo com o seu idealismo, sendo, portanto, necessário pensar no tipo de educação que se quer transmitir através das campanhas publicitárias.3. OBJETIVOS



3.1 – Objetivo Geral

Definir o perfil do profissional que trabalha na área de publicidade procurando analisar em que aspectos ele pode ser útil para educar a sociedade para consumir de forma correta.



3.2 Objetivos Específicos


• Identificar as várias áreas de atuação do publicitário.• Identificar as principais idéias que dominam o mercado publicitário.

• Caracterizar o impacto no processo de ensino e aprendizagem, que as novas tecnologias podem causar no consumo.




























4. JUSTIFICATIVA



O tempo presente é caracterizado não apenas pelo desenvolvimento técnico-científico que interfere em toda vida social, produtivae pessoal, como traz consigo um novo vocabulário que ao mesmo tempo em que é assimilado pelos jovens com muita facilidade, pouco a pouco penetra no mundo das diferentes gerações: software, hardware, bits, cibercultura, hipertexto, era digital, tempo real e virtual, e-mail, etc., além de estar presente nos diálogos contemporâneos. Com tanto desenvolvimento no campo tecnológico e da cultura, o campopublicitário passa a exercer uma influência muito grande na sociedade consumista. Este projeto, torna-se importante, pois tal pesquisa pode apontar os caminhos percorridos pelos publicitários para promover o consumo, bem como mostrar como educar para o consumo.
Num mundo globalizado e dominado pelo capitalismo, o liberalismo absoluto de uma rede na qual tudo pode ser dito e exposto, segundo...
tracking img